Serviço Militar

Composto pela Junta de Serviço Militar, Tiro de Guerra e Delegacia de Serviço Militar no município

A Junta de Serviço Militar é responsável pela emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e a regularização da situação militar. A instituição presta outros serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação de serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento e transferência de forças armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.

Alistamento
O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (de 2 de janeiro até o último dia útil de junho) do ano ao completar 18 (dezoito) anos de idade. Após essa data, o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral que será realizada no próximo ano.

Documentos exigidos
• certidão de nascimento e documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;
• comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante;
• 01 (uma) fotografia 3x4 (recente, de frente e sem retoques).
Conforme a 12.037, de 1º de outubro de 2009, podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):
• carteira de identidade;
• carteira de trabalho;
• carteira profissional;
• passaporte;
• carteira de identificação funcional;
• outro documento público que permita a identificação do alistado.

Informações

Telefone

156 (ligação gratuita)

Endereço

Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial

Tiro de Guerra

É a instituição que mantém convênio com a Prefeitura, responsável por fornecer as instalações e a manutenção do prédio. O Exército Brasileiro fornece fardamento, munição, material bélico, instrutores, entre outros.

O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para o alistamento.

Os atiradores ajudam em campanhas do agasalho, dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, proferem palestras em escolas e entidades, além de trabalharem em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros.

Informações

Telefone

(12) 3912-2759

156 (ligação gratuita)

Endereço

Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial