Guarda Civil Municipal

Responsável pela proteção dos próprios públicos, serviços à população e áreas municipais
A Guarda Civil Municipal foi criada em 6 de janeiro de 1988, como uma instituição de caráter civil e responsável por zelar dos bens, serviços e instalações públicas, faz o policiamento preventivo, atende ocorrências, de maneira a orientar, advertir ou prender em flagrante delito.

Nossa corporação mantém o efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promove a segurança pública dos bens públicos e em eventos oficiais.

A instituição conta com base móvel, motocicletas, viaturas, inclusive uma elétrica e equipamentos de segurança e comunicação.

Atuamos de acordo com a Lei Municipal Nº 3.298, revogada pela Lei Complementar Nº 359, de 12/05/2008, com a implantação da carreira única, e se reveste de versatilidade com a lei federal Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, em vigor, que garante o poder de polícia, ampliando a importância de sua ação na esfera da segurança pública no município.

Princípios da GCM

• Proteção dos direitos humanos e fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

• Preservação da vida;

• Patrulhamento preventivo;

• Compromisso com a evolução social da comunidade;

• Uso progressivo da força.

Tecnologia

Radiocomunicação

O sistema de radiocomunicação da Prefeitura é usado pela Guarda Civil Municipal, que tem aparelhos digitais instalados em todas as suas viaturas. Os equipamentos possuem sistema full digital, oferecendo mais qualidade sonora, letreiro digital e emissão de protocolo de segurança.

Treinamento

Anualmente, são realizados cursos e treinamentos para capacitação profissional com revisão a conceitos e aprendizado diversos. Os treinamentos abordam  temas como direitos humanos, policiamento comunitário, armamento e tiro, controle de distúrbio civil, ordem unida, educação física, defesa pessoal, técnicas operacionais, mediação de conflitos e ética profissional.

Controle de Distúrbios Civis

Estudo sobre o emprego da força de choque no controle de tumultos e situações de extrema complexidade, de forma a ampliar conhecimentos táticos e operacionais de atuação em diversas formas de manifestações públicas, analisando suas causas e consequências para a sociedade.

Defesa Pessoal

Um conjunto de métodos de forma a neutralizar um ataque individual. As técnicas de defesa pessoal incluem bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário com rapidez, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos.

Método Giraldi

Trata-se de um conjunto de técnicas e normas utilizadas pelos Policiais Militares do Estado de São Paulo, e que o agente é orientado quanto ao uso racional da arma de fogo e do diálogo com criminosos para que se entreguem sem a necessidade de disparos.

Polícia Comunitária

O conceito de Polícia Comunitária está baseado na construção da segurança por meio de gestão compartilhada, ou seja, quando há interação com a comunidade e entre os diferentes órgãos de segurança e políticas públicas que estimulam a promoção comunitária.

Treinamento de Tiro

Treinamento obrigatório anual aos guardas aptos a portar arma de fogo, que exige cumprimento de 80 horas de aulas práticas e teóricas com equipamentos para uso em defesa e reação, através de simulações de confronto real em diferentes situações de pressão, como legítima defesa, invasões e combate embarcado.

Inspetorias

Sede

Rua Felício Savastano, 401 – Vila Industrial
Tel.: 3901-2434

Inspetoria (COI – Centro de Operações Integradas)
Praça Afonso Pena, 59 – Centro
Emergência: 153 / Tel: 3925-6803 / 3925-6809

GAPE (Grupo de Apoio Pronto Emprego)
Rua Saigiro Nakamura, 500 –  Vila Industrial
Emergência: 153/ Tel: 3912-1826

Subinspetoria Paço Municipal
Rua José de Alencar, 123 – Centro
Emergência: 153 / Tel: 3947-8337

Base Comunitária de Segurança Compartilhada - Distrito de São Francisco Xavier
Guarda Civil Municipal e Polícia Militar

Rua 13 de Maio, 270 – Centro
Emergência: 153 / Tel: 3926-1414

Base da Guarda Civil Municipal - Distrito de Eugênio de Melo
Rua 15 de Novembro, 259 – Centro
Emergência: 153 / Tel: 3908-5916

Informações

Telefone

(12) 3901-2434

156 (ligação gratuita)

153 (ligação gratuita)

190 (emergência)

Endereço

Rua Felicio Savastano, 401, Vila industrial