COI

Sistema de videomonitoramento municipal realizado 24 horas pela Central de Operações Integradas

São José é referência na questão da segurança por meio de videomonitoramento público por câmeras. O município foi um dos pioneiros do Brasil a implantar câmeras de segurança em vias públicas.

Profissionais da área de segurança pública fazem o monitoramento das imagens captadas pelas 492 câmeras instaladas nas vias públicas do município, centralizadas no COI, que funciona 24 horas por dia.

No COI trabalham equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Um terminal foi disponibilizado para a Polícia Civil por meio do "São José Unida - Segurança e Inteligência".

Alarmes

Além da vigilância por câmeras, o COI também administra e monitora os sistemas de alarmes de prédios públicos municipais, como escolas, creches e UBS's (Unidades Básica de Saúde), além de gerenciar o emprego da frota oficial nos atendimentos emergenciais. Cerca de 450 alarmes eletrônicos estão instalados nos equipamentos públicos. 

Emergências

Todas as ligações locais para o telefone 190, da Polícia Militar, que demandam em intervenção da Prefeitura, são encaminhadas eletronicamente e em tempo real para o Centro de Operações Integradas (COI). As chamadas para o telefone 153, da Guarda Civil Municipal, igualmente são atendidas no local.

A eficiência do trabalho está alicerçada na integração física, lógica e humana, pois todos os órgãos de segurança do município atuam em espaço compartilhado, trocando informações a todo o momento. Quem ganha com isso é a população que tem um órgão público que atua na defesa e proteção das pessoas.

Informações

Telefone

(12) 3925-6800

156 (ligação gratuita)

153 (ligação gratuita)

Endereço

Praça Afonso Pena, 59, Centro