Atividade Delegada

Ações estratégicas criadas pela Prefeitura e coordenadas pela Polícia Militar em todas as regiões do município

O que é

Convênio firmado entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, atribui a policiais militares competência delegada pelo município para fiscalização no comércio irregular e agir contra a perturbação de sossego, dentre outras ações, reforçando assim a sensação de segurança. A Atividade Delegada foi retomada em setembro de 2017.

Dia a dia

Os policiais militares, em média de 40 por dia, trabalham em horário de folga, fardados e equipados, em operações programadas para áreas previamente definidas em plano de trabalho elaborado pela Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura. Entre os recursos destinados para a Atividade Delegada estão a manutenção de viaturas policiais militares pela Prefeitura, a disponibilização de fiscais do Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais para a formação da Patrulha do Sossego, além de disponibilização de recursos para o apoio à Vizinhança Solidária -programa da Polícia Militar. A Prefeitura estuda também a possibilidade de locar veículos para apoiarem a Atividade Delegada.

A jornada de cada policial empregado na Atividade Delegada é limitada em até oito horas diárias, não podendo ultrapassar o teto de 80 horas mensais individuais.

Recursos

A Atividade Delegada integra uma série de medidas criadas pela Prefeitura dentro do programa "São José Unida - Inteligência e Segurança", que reúne as forças de segurança do munícípio. Em 2017 a Prefeitura disponibilizou recursos na ordem de R$ 1.732.000,00 para a Atividade Delegada.

 

RESULTADOS OPERACIONAIS  
Pessoas Abordadas  4503
Pessoas Presas 28
Pessoas Recapturadas 1
Veículos Vistoriados 268
Motos Vistoriadas 159
Veículos/Motos Apreendidos 4
Estabelecimentos Comerciais Vistoriados 5029
Auto de Infração de Trânsito 120
Estabelecimentos Comerciais Autuados 0
Ambulantes Fiscalizados 82
Objetos Apreendidos na Fiscalização 1760
Arma de Fogo Apreendidas 3

As ações realizadas com investimento da Prefeitura contribuíram para o município alcançar resultados positivos na área de segurança pública e diminuir os crimes listados abaixo listados e divididos por períodos: 

INDICADOR CRIMINAL
Período: 15 de setembro de 2016 a 31 de dezembro de 2017
 
Homicídio Doloso  -50%
Latrocínio 0%
Roubo   -26%
Furto   -14%
Tráfico de Entorpecentes  -3%
Porte de Entorpecentes  -12%
Porte de Armas -16%

 

INDICADOR CRIMINAL
Período: 1° janeiro de 2017 a 17 de fevereiro de 2018
 
Homicídio Doloso  40%
Latrocínio 100%
Roubo   -13%
Furto   -16%
Tráfico de Entorpecentes  -21%
Porte de Entorpecentes  -56%
Porte de Armas -37%