Transporte adaptado

Transporte adaptado

Serviço de vans para pessoas com mobilidade reduzida severa

O transporte adaptado é um serviço porta a porta oferecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana para pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa, temporária ou permanente, que se encontram impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo urbano em atividades diárias: pessoas com mobilidade reduzida severa.

O atendimento nesses casos é gratuito sendo necessário que a pessoa faça um credenciamento na Agência Acesso Livre e passe por avaliação médica.

Para o cadastro e utilização do serviço, a pessoa ou seu responsável deverá comparecer na Agência Acesso Livre com os seguintes documentos para a abertura do processo:

  • Requerimento padrão da Prefeitura de São José dos Campos devidamente preenchido e assinado em nome do requerente.
  • Original do RG e CPF
  • CPF e RG do responsável legal
  • Comprovante de endereço do município de São José dos Campos - Comprovante de endereço do município de São José dos Campos, comprovante de consumo mensal (água, luz, gás, telefone ou convenio medico) recente (120 dias) em nome da pessoa com deficiência ou em nome do parente de primeiro grau que comprove o parentesco com documento (marido e esposa certidão de casamento; pais, filhos e irmãos através de documento que comprove a filiação). *** não pode ser comprovante comercial/ industrial ***, somente residencial.
  • Original da Ficha Médica (STR066), (só será aceita se estiver toda preenchida pelo médico sem rasura, com cid. assinatura e carimbo do médico. Validade de 90 dias após preenchida pelo médico.
  • Original da Ficha de inscrição (STR067), (só será aceita se estiver toda preenchida pela assistente social, sem rasura, com assinatura e carimbo da AS). Validade de 90 dias após preenchida pela assistente social.
  • Número da Inscrição Social (NIS).

Agendamentos, cancelamentos e outras solicitações eventuais podem ser realizadas pela Central 156. No 156, o  credenciado conta com uma equipe de atendentes de segunda a domingo. A ligação é gratuita e as solicitações são respondidas por telefone ou email.

As informações de agendamentos e cancelamentos são utilizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana para o planejamento, programações, rotas e encaixes eventuais.

Para este trabalho são considerados, na priorização do atendimento, o grau de severidade da deficiência e os motivos da utilização do transporte, abaixo discriminados:

I - tratamento de saúde e programa de reabilitação
II - educação especial
III - educação comum
IV - trabalho
V - esporte e lazer

A Secretária de Mobilidade Urbana mantém contato com empresas, escolas, clínicas e instituições com o objetivo de definir dias, horários, origem e destinos para melhor aproveitamento de nossas rotas, aumentando o número de atendimentos diários e evitando que o credenciado passe muito tempo dentro das vans, levando em consideração seu estado de saúde e idade.