Entenda o projeto

Entenda o projeto

Entenda sobre a reestruturação do novo transporte público

As inovações tecnológicas crescem em alta velocidade em todas as áreas de conhecimento, e na mobilidade urbana não é diferente. O transporte público, depois do advento dos aplicativos apoiados em big data, da disseminação da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), da expectativa de veículos autônomos, dos ônibus sob demanda, dentre outras inovações, não pode mais ser o mesmo.

O novo paradigma de “Mobility as a service” (MaaS) indica a tendência mundial de uma mudança de propriedade pessoal de meio de transportes para soluções de mobilidade que são consumidas como um serviço. Segundo pesquisas realizadas, a nova geração de jovens (Geração Y) está mais preocupada em adquirir um smartphone do que um carro próprio. Estes novos desejos de consumo quebram o modelo tradicional de como acontece os deslocamentos na cidade e trazem novos desafios e novas oportunidades para o poder público.

E uma das principais oportunidades é transformar o serviço de transporte público urbano, de forma que o sistema atenda a esta nova demanda crescente. Assim sendo, o sistema de transporte público se torna uma opção interessante e eficaz, uma escolha, e não uma consequência da impossibilidade de se usar outros meios de transporte. Cria-se assim um círculo virtuoso, onde o aumento da demanda pressiona pelo aumento da qualidade e da eficiência do sistema, o que, consequentemente, atrai mais usuários.

Para que seja possível valer-se da disponibilidade de tecnologias de informação que viabilizem sistemas de transporte inteligentes e novos modelos de concessão que dialoguem com a iniciativa privada a Prefeitura está desenvolvendo o Novo Transporte Público de São José dos Campos.

Informe-se, participe, faça valer sua opinião. Vamos juntos construir o sistema de transporte ideal para a cidade.

Etapas do projeto

  1. Diagnóstico do sistema atual
  2. Modelo de microssimulação de transportes revisitados
  3. Estudo Jurídico-regulatório e institucional
  4. Estudo Jurídico-Econômico
  5. Estudo Econômico-financeiro
  6. Acompanhamento do processo licitatório
  7. Implementação
  8. Avaliação da implementação
  9. Segmento da implementação