Monitoramento do trânsito

Monitoramento do trânsito

Monitoramento do trânsito por meio de câmeras
O que é

O Centro de Controle Operacional, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza o monitoramento do trânsito 24 horas por dia, por meio de câmeras espalhadas pelas ruas da cidade.

São realizados, em média, 24 mil empreendimentos por ano. Os operadores acompanham as ocorrências em todas as regiões, direcionam ou atendem aos agentes de trânsito nas ruas, verificam ou executam semáforos, fiscalizam ou transportam público e levantam estatísticas sobre acidentes de trânsito.

Os operadores de planta ampliam ou fiscalizam, comunicando-se aos agentes de campo como diversas situações, como veículos estacionados em locais irregulares, vias com excesso de carros que monitoram orientação, acidentes de trânsito em tempo real.

As equipes internas trabalham em turnos alternados, para garantir que este monitoramento não tenha pausas. As ocorrências chegam por meio de um sistema online, que recebe os chamados pelo telefone 156, a central de atendimento da Prefeitura, e do 190, da Polícia Militar, com apoio da estrutura de imagens do Centro de Operações Integradas. Os operadores realizam uma triagem e acionam as equipes mais próximas do local.

Esse monitoramento é importante também em situações de emergências para organizar o fluxo pelas ruas e garantir que o trânsito seja cada vez mais seguro e ágil.