Estacionamento rotativo

Formas de utilização do sistema

O que é

São José dos Campos conta com um sistema de estacionamento rotativo moderno, com parquímetros com teclado que permitem, além de moedas, a utilização de um cartão pré-pago, já carregado com créditos, como os que são utilizados nos telefones públicos.

Para ativar a vaga, basta o motorista inserir o cartão no parquímetro e digitar a placa do veículo, definindo o tempo que pretende permanecer na vaga. Como todo o sistema é eletrônico, a fiscalização também é realizada de forma online, com o uso de smartphones pelos agentes de trânsito. Isso elimina a necessidade do motorista voltar até o veículo para colocar o tíquete no carro.

Os cartões do Estacionamento Rotativo podem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais credenciados.

Além dos parquímetros, os motoristas podem ativar uma vaga do Estacionamento Rotativo por meio de aplicativos nos smartphones, pontos de venda e portal de voz.

O sistema visa garantir mais rotatividade de vagas e a democratização do espaço público, para que mais pessoas tenham acesso ao estacionamento em áreas do município.

APP Estacionamento Rotativo


Para aparelhos celulares que utilizam os sistemas operacionais Android ou IOS (Iphones e Ipads) é possível ativar e desativar o Estacionamento Rotativo com poucos toques por meio do aplicativo SjCampos Estacionamento.

Primeiro é preciso que o condutor faça um cadastro no site do aplicativo. O usuário deve informar o e-mail, celular, placa do veículo e aceitar o termo de uso e condições do cadastramento.

Depois é só baixar o aplicativo  que pode ser encontrado no Play Store, Apple Store ou no próprio site do aplicativo.

Com o programa o usuário pode comprar créditos e pagar com cartão de crédito no site ou pelo próprio aplicativo.

Para ativar a vaga, basta acessar o SJCampos Estacionamento, informar o número de celular e senha e na opção tíquete escolher a placa do veículo.

O aplicativo define pelo GPS a posição do motorista e registra por quanto tempo ele ficou parado na vaga.

O usuário pode ainda definir um tempo mínimo e programar um alarme para avisá-lo do vencimento do horário. Tudo isso em tempo real. Além disso, será possível acompanhar a lista de tíquetes emitida no dia e o saldo de créditos.

Não há necessidade de se preocupar com o comprovante físico, uma vez que o agente de trânsito usa um aparelho portátil com acesso online que permite confirmar o tíquete virtual.

Para desativar o uso da vaga é só acessar novamente o aplicativo e escolher a placa do veículo.

Parquímetros

São José dos Campos conta com parquímetros espalhados pela região central, na Vila Adyanna, Jardim São Dimas, Jardim Paulista e na Avenida Andrômeda, no Jardim Satélite.

A cada 50 metros de onde está estacionado, o motorista encontra um equipamento para pagar pelo período em que for utilizar a vaga. O sistema aceita o pagamento fracionado iniciando com R$ 0,30 a partir de 15 minutos até R$ 1,20 a hora, com prazo máximo de permanência de duas horas.

O período de funcionamento do sistema é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 13h aos sábados. Na região do Parque Santos Dumont o Estacionamento Rotativo funciona de segunda a sexta-feira das 9h ás 18h.

Para utilizar os equipamentos há dois procedimentos.

Com moedas o condutor deve inserir qualquer valor no parquímetro, somente para ativar o aparelho. É pedido então que ele digite no teclado a placa do veículo e coloque então o valor, conforme o tempo desejado. Para finalizar é preciso apertar o botão verde.

No caso do cartão, é necessário inseri-lo no equipamento e então digitar a placa do veículo. Após confirmar o motorista deve apertar o botão tempo e escolher o período desejado, pressionado em ordem crescente até atingir o valor/tempo pretendido. O resto do procedimento é igual ao de moedas. É só apertar o botão verde e aguardar o comprovante.

Em ambos os casos não há necessidade de colocar o tíquete impresso no veículo. O processo é eletrônico e a ativação da vaga é registrada em um sistema, no qual os agentes de trânsito tem acesso. Com smartphones a consulta é realizada pela placa do carro e não mais veículo por veículo.

Em caso de falhas em equipamentos ou dúvidas sobre o sistema, o munícipe pode ligar para o telefone 156 ou preencher o formulário de contato online.

Ponto de venda

Além dos parquímetros, aplicativos no celular e portal de voz, o usuário pode ainda  comprar créditos para o Estacionamento Rotativo em estabelecimentos comerciais.

Cada um deles está equipado com um tablet ligado ao sistema central o que permite a ativação em tempo real da vaga sem que o motorista precise voltar ao veículo.

Para isso basta que o condutor se dirija aos pontos de comércio identificados com o símbolo do Estacionamento Rotativo e defina o período que irá utilizar a vaga. Como em um sistema de venda de crédito de celular, a partir da placa do veículo o sistema registra o pagamento automaticamente, não sendo necessário retornar ao veículo para colocar o tíquete.

O motorista pode ainda comprar um cartão do sistema em pontos de venda e colocar créditos. Todos os parquímetros da cidade aceitam o cartão do Estacionamento Rotativo.

A partir do PDV é possível emitir crédito de uso para qualquer local com zona azul no município. Dessa forma, um carro pode estar estacionado em uma via da região da Paraibuna e ter seu tempo de estacionamento ampliado a partir de um ponto de venda na Rua Santa Clara.

A fiscalização segue o mesmo conceito utilizado para o monitoramento do estacionamento acionado pelo telefone ou aplicativo de celular, permitindo que os agentes de trânsito verifiquem por meio de computadores portáteis a partir da placa do veículo o pagamento, não sendo necessária a apresentação de comprovante.

Relação de Pontos de Venda

RAZÃO SOCIAL CARTÕES E TÍQUETES CÓDIGO ENDEREÇO 
Banca Bella Nápoli tíquete 99 R. Teopompo de Vasconcelos, 280 - Vila Adyanna
Banca Palácio  cartões e tíquete 48 Praça Afonso Pena, 130 - Centro
Banca Troca Troca tíquete 38 R. Rubião Junior, 401 - Centro 
Banca Universitária  tíquete 6 Av. José Longo, 705 - São Dimas
Beleza Center   tíquete 58 R. Santa Clara, 221 -  Vila Adyanna
Ciranda Fest cartões e tíquete 61 R. Rubião Junior, 264 - Centro 
Claro S/A (Net) tíquete 94 Av. São João, 1046 - Jd. Esplanada
Despachante - Maria Luiza do Prado Davoli  tíquete 93 R. Francisco Rafael, 330 - Centro
Estilo papelaria tíquete 18 R. Paulo Becher, 36 - Vila Adyanna
Ferragens Maronese tíquete 40 R. Vilaça, 468 - Centro
Geração Saúde tíquete 29 R. Santa Clara, 126 - Vila Adyanna
Mercearia Santa Jeanne D' Arc  tíquete 89 R. Santa Clara, 579 - Vila Jaci
O Ponto de Arte Bazar tíquete 10 R. Elza Costa Santos, 166 - São Dimas 
Padaria ponto do Pão  somente cartões 90 R. Adhemar de Barros, 874 
Passa de Fase tíquete 101 R. Serimbura, 332 - Vila Guaianazes
Posto Ipiranga tíquete 96 Av. Engº Francisco José Longo, 60 Centro
Visão Ótica                                                   cartões e tíquete 55 R. Coronel José Monteiro, 226 - Centro
Valentina's Café  tíquete 106 Rua Teopompo de Vasconcelos, 403  - Vila Adyanna 

Portal de Voz

O pagamento do estacionamento rotativo pelo celular para aqueles que não tem acesso a rede de dados funciona por meio de uma ligação telefônica.

Para isso, o usuário precisa fazer um cadastro prévio pela internet e comprar créditos, que podem ser ativados e desativados por meio de uma ligação telefônica.

O motorista ganha em praticidade e agilidade porque não precisa retornar ao carro e pode pagar com cartão de crédito, sem a necessidade de moedas.

Cadastramento

O usuário deve acessar o site do aplicativo e informar e-mail, celular e a placa do veículo. É preciso também aceitar o termo de uso e condições do cadastramento.

Utilização:

Para ativar o sistema é só ligar para o número (12) 4003 9893. Se o usuário estiver ligando do telefone registrado no cadastro, a identificação é automática e só é necessário confirmar a opção de ativação do tíquete virtual.

Se o telefone utilizado por diferente, será necessário informar o número do celular cadastrado e senha para então realizar a ativação.

Para encerrar o tíquete virtual é só ligar novamente para o portal de voz e confirmar a opção de desativação.

O motorista não precisa retornar ao carro, uma vez que a placa do veículo é registrada no sistema.Os agentes de trânsito têm acesso online a essa base de dados.

Do saldo do usuário será debitado apenas o valor do tempo decorrido até o momento da saída.

Consulta de saldo e extrato

Através do site do aplicativo é possível consultar ainda quanto foi adquirido de crédito no Estacionamento Rotativo e visualizar os tíquetes emitidos por período.