Corredores de ônibus

Faixas exclusivas e preferenciais para ônibus

Os Corredores de Transporte Coletivo integram na política de priorização do transporte público, essencial para pensar a mobilidade urbana da cidade.
O projeto contempla as principais ruas e avenidas do centro da cidade, onde passam quase todas as linhas do sistema, o que faz esta região ser o principal ponto de integração para a maioria dos usuários.
A implantação dos corredores envolve a sinalização horizontal e vertical das vias, além de pequenas obras, como ilhas de segurança, visando a preferência no espaço urbano ao ônibus e ao pedestre.
Nas avenidas José Longo e Adhemar de Barros, as faixas exclusivas de ônibus funcionam no horário de pico: das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Nas avenidas São José, Madre Thereza e João Guilhermino, o funcionamento é das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 7h às 16h.
Fora desses horários e nos fins de semana, o uso das faixas é livre para todos os veículos.
Com as faixas para ônibus, as viagens se tornaram mais rápidas, melhorando a fluidez do trânsito e aumentando a qualidade de vida de quem usa o transporte público.