AcessoJá

Serviço de transporte domiciliar disponibilizado a pessoas com mobilidade reduzida por meio de aplicativo

O AcessoJá é um serviço de transporte público em domicílio oferecido a pessoas com dificuldade de locomoção, porém em condições de serem transportadas em veículos convencionais.

A utilização do serviço está condicionada a avaliação médica, bem como ao credenciamento feito na Secretaria de Mobilidade Urbana, conforme Decreto Municipal 17.767/18.

São José dos Campos já contava com serviço feitos apenas por vans desde 2008, porém com a publicação do novo Decreto em 2018, o transporte foi dividido em duas modalidades: veículos adaptados e comuns. Em ambas, o serviço é solicitado por meio de aplicativos de celular ou por agendamento via Central 156.

Quem pode usar?

Pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, que lhes impossibilite utilizar o transporte coletivo urbano, nas suas atividades diárias ou eventuais, por razões de graves dificuldades de locomoção, bem como um acompanhante, quando necessário, desde que haja aprovação na avaliação médica.

Critérios de atendimento do AcessoJá:

O atendimento leva em conta o grau de vulnerabilidade social, o grau de severidade da deficiência e os motivos da utilização do transporte, conforme a seguinte
prioridade:

  • Tratamento de saúde e programa de reabilitação
  • Educação especial
  • Educação comum
  • Trabalho
  • Social
  • Esporte e lazer

Como fazer o credenciamento para ter acesso ao serviço:

Para o cadastro e utilização do serviço, a pessoa ou seu responsável deverá comparecer na Agência Acesso Livre com os seguintes documentos para a abertura do processo:

  • Requerimento padrão da Prefeitura de São José dos Campos devidamente preenchido e assinado em nome do requerente.
  • Original do RG e CPF
  • CPF e RG do responsável legal
  • Comprovante de endereço do município de São José dos Campos - Comprovante de endereço do município de São José dos Campos, comprovante de consumo mensal (água, luz, gás, telefone ou convenio medico) recente (120 dias) em nome da pessoa com deficiência ou em nome do parente de primeiro grau que comprove o parentesco com documento (marido e esposa certidão de casamento; pais, filhos e irmãos através de documento que comprove a filiação). *** não pode ser comprovante comercial/ industrial ***, somente residencial.
  • Original da Ficha Médica (STR066), (só será aceita se estiver toda preenchida pelo médico sem rasura, com cid. assinatura e carimbo do médico. Validade de 90 dias após preenchida pelo médico.
  • Original da Ficha de inscrição (STR067), (só será aceita se estiver toda preenchida pela assistente social, sem rasura, com assinatura e carimbo da AS). Validade de 90 dias após preenchida pela assistente social.
  • Número da Inscrição Social (NIS).

Se você já é credenciado nesta categoria, entenda como utilizar o aplicativo no Manual do Aplicativo AcessoJá 

A unidade do Acesso Livre fica na Avenida Madre Teresa, 449, com entrada também na Rua Humaitá, 40, no Centro. O atendimento é feito das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira. No local também é possível solicitar benefícios como cartão de isenção de ônibus para pessoas idosas em com deficiência, além da credencial de estacionamento para ambos.

AcessoJá Adaptado

O serviço AcessoJá Adaptado  segue as mesmas regras de utilização, critérios e credenciamento do AcessoJá, entretanto nesta modalidade o transporte é feito com vans adaptadas para atender às necessidades daqueles cuja situação física impossibilite o transporte em carros comuns.

O AcessoJá Adaptado também conta um aplicativo de celular específico, porém diferente do AcessoJá com carros comuns.

O aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento. O Manual, assim como as instruções para download serão disponibilizados assim que estiverem concluídos.