Museus e prédios históricos

Museus e prédios históricos

Surpreenda-se com o rico patrimônio histórico joseense
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2007 e possui um acervo com mais de 50 peças, além de imagens, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de processo.
Endereço: Travessa Chico Luiz, 67 - Centro
Museu de Esportes
Promove o resgate da história esportiva do município, levando além das fronteiras dos seus atletas através do site, palestras ao vivo, depoimento audiovisual, troféus e especificações fotográficas.
Endereço: Estádio Martins Pereira, portão 2. Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 - Jd. Jussara
Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 16h.
Museu do Esporte
Museu do Folclore
O Museu do Folclore reúne acervos e exposições do folclore da região do Vale do Paraíba.
Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana - Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h / sábado e domingo, das 14h às 17h
Telefone: (12) 3924-7318
Museu do Folclore
MAB 
O Memorial Aeroespacial Brasileiro, que foi criado por meio de parceria entre a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O local conta com aviões e foguetes em exposição na área externa. Próximo a um lago, um monumento foi erguido em homenagem aos pesquisadores mortos no acidente ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara, na maioria, funcionários do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Há, ainda, um galpão que expõe a história da instalação do ITA.
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, s/nº - Parque Martin Cererê.
Telefone: (12) 3947-7844
MAB
Museu interativo de Ciências
Localizado na região leste de São José, o Museu Interativo de Ciências, que chama 'Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, conta com atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol e canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super loop, centrífuga de força, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.
Todas as visitas são monitoradas. Durante o circuito, um grupo de 40 pessoas recebe orientações sobre as funções dos equipamentos, além de poder vivenciar a prática da experiência científica.
O tour, que dura em média 45 minutos, tem início no térreo, passa pela Sala da Vida, uma torre com exposição e curiosidades sobre astronomia e, por fim, uma sessão no planetário digital que proporciona aos visitantes a sensação de que está no universo.
Além de oferecer experimentos inovadores para a população em geral, o Museu Interativo de Ciências vai auxiliar na formação dos alunos de São José e de toda a região. 
Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente para escolas agendas)
Museu de Ciências
Museu do lixo
Reúne peças de valor histórico que foram descartadas no lixo pela população. 
O museu encanta a todos, principalmente às crianças. Elas ficam curiosas ao se deparar com preciosidades como máquinas de datilografia, fotográficas, projetor de cinema, celulares antigos, e outras.
A Estação de Tratamento da Urbam é aberta a visitações de escolas e entidades. O agendamento para visitar o Museu do Lixo e participar do Lixo Tour é feito pelo telefone: (12) 3944-9434.
Mercado Municipal
Localizado entre as ruas Siqueira Campos, 7 de Setembro, Sebastião Humel e Travessa Chico Luiz.
Horário de funcionamento: de seg a sexta das 7h às 17h, sábado das 7h às 14h e dominado 7h às 12h.
Biblioteca Cassiano Ricardo
Rua XV de Novembro, 99, Centro
Telefones: (12) 3921-6330
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45
Biblioteca
Antiga Câmara Municipal 
Praça Afonso Pena, 29 - Centro
Museu Municipal
Igreja Matriz
Praça Cônego João M. Guimarães,69
Igreja São Benedito
Praça Afonso Pena, 267
Sanatório Vicentina Aranha 
Em 27 de abril de 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros de tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.
Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos comprou o Antigo Sanatório, que foi
reaberto ao público em 2007.
Hoje são feitas visitas monitoradas aos edifícios do Antigo Sanatório. Uma Visita Monitorada, realizada por historiadores, aborda aspectos do cotidiano do Sanatório Vicentina Aranha, uma situação atual e  futura do Parque (espaço contemplado pela atividade) e discute o valor do bem como Patrimônio Cultural (preservado pelo COMPHAC, órgão municipal, em 1996, e pelo CONDEPHAAT, órgão estadual, em 2001).
Como uma visita trata também das obras de restauração das edições anteriores do Sanatório Vicentina Aranha, uma atividade contemplada pelos Canteiros de obras do parque, mostra conceitos e técnicas construtivas (arquitetura), promovendo maior interatividade entre os participantes da visita e a prática do Restauro. Também é feita uma exposição dos planos futuros para adequação e o uso do
espaço.
As Visitas Monitoradas são realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone: (12) 3911-7090 e ocorrem sempre nas segundas e quartas quartas-feiras do mês.

Endereço: Rua Prudente Meireles de Moraes, 302 Vila Adyana São José dos Campos
Telefone: (12) 3911-7090
×