Eugênio de Melo

Eugênio de Melo

Distrito residencial e industrial
No século 19, Eugênio de Melo tinha o nome de Vila de Nossa Senhora dos Cafés, com participação importante na economia de São José dos Campos por conta do cultivo e exportação de café. Para viabilizar o escoamento e a comercialização da safra, foi construído na Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1877.
Outro momento de avanço foi uma implantação da rodovia entre o Rio de Janeiro e São Paulo, ou o acesso que provocou uma nova mobilidade na região. Em pleno crescimento, em 31 de agosto de 1934, transformou-se em uma vila no distrito oficial de São José dos Campos.
Jequitibá Rosa
Com mais de 500 anos, 27 metros de altura e 30 de diâmetro de copa, o Jequitibá é uma árvore-símbolo de São José dos Campos. Esse tipo pode durar cerca de mil anos!
Endereço: margem esquerda da Estrada Velha Rio de Janeiro / São Paulo, Eugênio de Melo, São José dos Campos
Parque Tecnológico
Em 2010, foi constituído o primeiro parque credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos em 2016, incorporando o Centro de Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista. O Cecompi contava com uma incubadora de empresas e administrava dois Arranjos Produtivos Locais: o Cluster Aeroespacial e Defesa, eo APL TIC Vale. Ao incorporar o Cecompi, o PqTec é o maior complexo de inovação e empreendedorismo do País.
Atualmente possui empresas de negócios, centros empresariais, laboratórios multiusuários, escritório de negócios e universidades.
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016 - São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500
Estação Ferroviária

Inaugurada em 1898, a Estação Ferroviária foi muito relevante para o crescimento da produção local e também para o transporte de passageiros. Além disso, é considerado um importante marco arquitetônico e histórico patrimonial de São José dos Campos, por meio do desenvolvimento econômico da cidade. O prédio foi preservado em 1995 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac) e pela estação desativada em meados dos anos 2000. No entanto, após a Prefeitura tomar posse do local, foi realizou uma revitalização e, assim, transformou-o em um espaço multicultural, com o objetivo de receber e exibir variáveis ​​manifestações artísticas.
Endereço: Sete de Setembro - Eugênio de Melo.
Imagem Estação Ferroviária
Ceagesp
A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo possibilita que a produção do campo, chegue à mesa da população por meio de duas unidades de negócios: a armazenagem e a entrepostagem.
Eugênio de Melo abriga um importante entreposto.
Horários de comercialização
  • Atacado:
  • 2ª, 4ª e 6ª feira – das 5h às 10h
  • Feira de Flores:
  • 6ª feira – das 5h às 10h
 
Funcionamento
  • Carga e descarga: livre
 
Localização & Contato
Rod. Presidente Dutra, s/nº (km 138,5) – Distrito Eugênio de Melo – CEP 12247-007
Tel: (12) 3905-1125 | (12) 3905-1758