Eugênio de Melo

Eugênio de Melo

Distrito residencial e industrial
No século 19, Eugênio de Melo tinha o nome de Vila de Nossa Senhora dos Cafés, com importante participação na economia de São José dos Campos por conta do cultivo e da exportação do café. Para viabilizar o escoamento e a comercialização da safra, foi construída a Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1877.
Outro momento de avanço foi uma implantação da estrada de rodagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o acesso que provocou uma nova mobilidade na região. Em pleno crescimento, em 31 de agosto de 1934 transformou uma vila em distrito oficial de São José dos Campos.
Jequitibá Rosa
Com mais de 500 anos, 27 metros de altura e 30 de diâmetro de copa, o Jequitibá é uma árvore-símbolo de São José dos Campos. Esse tipo pode durar cerca de mil anos!
Endereço: margem esquerda da Estrada Velha Rio de Janeiro / São Paulo, Eugênio de Melo, São José dos Campos
Parque Tecnológico
Em 2010, foi constituído o primeiro parque credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos em 2016, incorporando o Centro de Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista. O Cecompi contava com uma incubadora de empresas e administrava dois Arranjos Produtivos Locais: o Cluster Aeroespacial e Defesa, eo APL TIC Vale. Ao incorporar o Cecompi, o PqTec é o maior complexo de inovação e empreendedorismo do País.
Atualmente possui empresas de negócios, centros empresariais, laboratórios multiusuários, escritório de negócios e universidades.
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016 - São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500
Estação Ferroviária
Utilizou-se para o crescimento da produção local e também para o transporte de passageiros, foi inaugurada em 1898. É um importante marco arquitetônico e patrimonial histórico de São José dos Campos, por meio do desenvolvimento econômico da cidade.
O prédio foi preservado em 1995 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac) e pela estação desativada em meados dos anos 2000.
Após uma Prefeitura tomar posse do local, foi realizada uma revitalização, o espaço se transformou em um multicultural, com o objetivo de receber e exibir como variadas manifestações artísticas.
Endereço:  Sete de Setembro - Eugênio de Melo
Ceagesp
A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo possibilita que a produção do campo, chegue à mesa da população por meio de duas unidades de negócios: a armazenagem e a entrepostagem.
Eugênio de Melo abriga um importante entreposto.
Horários de comercialização
  • Atacado:
  • 2ª, 4ª e 6ª feira – das 5h às 10h
  • Feira de Flores:
  • 6ª feira – das 5h às 10h
 
Funcionamento
  • Carga e descarga: livre
 
Localização & Contato
Rod. Presidente Dutra, s/nº (km 138,5) – Distrito Eugênio de Melo – CEP 12247-007
Tel: (12) 3905-1125 | (12) 3905-1758