Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa

Informações e orientações para o empreendedor

São José dos Campos é um município com localização estratégica, tem mão de obra qualificada, infraestrutura, logística e centros de conhecimento, pesquisa e tecnologia, que contribuem para a atração de investimentos, empresas e instituições de alta tecnologia e de importância global.

Ao iniciar o negócio, o empreendedor deve levar em conta alguns fatores, como consulta da viabilidade da área escolhida de acordo com a lei de zoneamento da cidade, consultas comerciais e um bom planejamento para verificar a possibilidade de funcionamento da empresa e as conformidades técnicas.

Os empresários interessados em iniciar empreendimentos em São José dos Campos contam com esse auxílio através da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade que oferece:

- Auxílio na procura de locais e instalações

- Assistência nos processos de expansão industrial

- Orientação na Sala do Empreendedor

- Orientação para obtenção de benefícios tributários

- Orientação referente à legislação vigente

- Apoio para interface entre as empresas e as secretarias do Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda

- Auxílio no relacionamento com órgãos públicos, empresas concessionárias de serviços (água, energia elétrica, gás, telefonia e dados, rede ferroviária, rodoviária, portos e aeroportos), universidades e centros de pesquisa

- Estímulo à criação de condomínios industriais

- Dados econômicos, demográficos e sociais

- Informações adicionais sobre preços de terrenos, aluguéis (galpões e salas), custos de construção, incentivos fiscais e apoio a empresas e empreendedores

O empresário conta ainda com um sistema eletrônico para auxiliá-lo nesse processo. O Empresa Fácil facilita todos os procedimentos para que o empreendedor possa providenciar, via Internet, a abertura de empresa, as alterações cadastrais e o encerramento de atividades. Esse sistema é destinado ao pequeno e médio empresário e está integrado ao SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), do Governo de São Paulo.

×