Parque da Cidade

Parque da Cidade

Santana (norte) – Patrimônio histórico, espaço para prática de esporte, cultura e lazer

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", localização em São José dos Campos - SP, ocupa uma área de cerca de um milhão de metros quadrados que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Neste vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna.

Um dos principais atrativos do parque é o contato com a natureza. Ele proporciona ao usuário agradáveis passeios em caminhos cercados por densa vegetação constituída de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre.

O parque é também um local privilegiado para a prática de exercícios físicos, da recreação e de atividades culturais e de educação ambiental.

O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo Comphac – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural. A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat.

Informações

Horário
Todos os dias, das 6h às 18h

Telefone
(12) 3921-9382

Endereço
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Mapa de Localização)

×