População em situação de rua

Abordagem social, com acolhida humanizada e segura

O que é

São José dos Campos possui uma rede de serviços de atendimento à população em situação de rua de média e alta complexidade integrada. O serviço está estruturado para atender a demanda do município, por meio de unidades específicas.

A estrutura dos serviços de acolhimento conta com sete abrigos, num total de 200 vagas, sob a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão em parceria com a Comas (Comunidade Cristã de Ação Social).

O serviço está planejado para oferecer uma acolhida humanizada e segura, uma vez que cada casa comporta um número menor de pessoas, estimulando assim uma melhor aceitação dos serviços.

Abordagem

Agrega-se ainda no atendimento o Serviço Especializado em Abordagem Social, que tem como ponto de referência a Rua Itororó, s/n, no Jardim Paulista. O objetivo do serviço é estabelecer vínculos e identificar situações vivenciadas nas ruas, construindo possíveis encaminhamentos. Esse trabalho é realizado por 20 educadores que se dividem em 6 equipes, atuando em toda a cidade de forma ininterrupta, com maior concentração na região central da cidade.

Disque 153

Serviço 24 horas, funciona junto ao Centro de Operações Integradas (COI) e recebe denúncias por telefone sobre mendicância, exploração de trabalho infantil.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimento 156