Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Tecnologia e encantos da natureza no mesmo lugar
Foto
Natureza e Urbanismo em hamonia

Em São José dos Campos, modernidade e tradição caminham juntas. No núcleo urbano estão localizados institutos federais de pesquisa científica, empresas de tecnologia de ponta, prédios de arquitetura arrojada, universidades e centros de formação de mão de obra qualificada. A zona rural concentra quase 70% do território do município, boa parte é de áreas de proteção ambiental.

É o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante pólo aeronáutico e aeroespacial da América Latina.

A população preserva a cultura local, influenciada pela história dos bandeirantes, que traçaram pela região os caminhos rumo ao ouro das Minas Gerais, e dos tropeiros, que vinham do sul do estado vizinho. Hospitaleira, a cidade recebe bem os migrantes de todas as partes do Brasil e do mundo,  muitos dos quais participam do crescimento local.


Localizada estrategicamente entre São Paulo e Rio de Janeiro é ligada por modernas rodovias e pelo aeroporto. A cidade está bem próxima das praias, da região serrana e de outros destinos turísticos do Vale. Entre uma e duas horas de carro, é possível chegar a destinos como Ubatuba, no litoral norte; Campos do Jordão, na serra da mantiqueira ou Aparecida, no vale histórico, onde fica a Basílica Nacional, o maior santuário mariano do mundo.


São José dos Campos é destaque também no país, devido ao potencial de negócios, fator que vem impulsionando os investimentos na área de hotelaria, comércio e serviços. Isso se verifica no enorme fluxo de pessoas que diariamente procuram São José em visitas a shoppings, polos industriais e tecnológicos e centros educacionais técnicos ou de nível superior.


Aqui o desenvolvimento tecnológico e industrial está em harmonia com a natureza, com parques  e praças em todos os cantos da cidade e das ruas arborizadas em bairros. Um dos grandes destaques é o distrito de São Francisco Xavier, que tem uma área verde preservada e vista panorâmica das cidades vizinhas, em meio a um relevo de montanhas e vales na Serra da Mantiqueira.


Devido à importância no cenário nacional, São José dos Campos está no catálogo das cidades candidatas a subsedes de delegações que vão participar dos três maiores eventos esportivos internacionais, que serão realizados no Brasil em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos e Paraolimpíada do Rio).


Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados