Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Saiba como cuidar da segurança de seu filho a caminho da escola

  • Antes de contratar
    Exija do condutor o alvará do ano em vigência
    Faça o contrato por escrito com definição de valores e meses a serem pagos, além de determinar o horário para levar e trazer a criança.
  • Fique atento ao veículo
    O cinto de segurança deve ser em número compatível ao de passageiros transportados. Em caso de veículo com corredor central, é obrigatória a contratação de auxiliar para ajudar o condutor. Procure se certificar quanto a validade do extintor de incêncio e as condições gerais do veículo.
  • Acompanhe dia a dia
    Tenha sempre o nome e telefone do condutor.
    Conheça o trajeto que será feito de casa até a escola.
    Observe se o embarque e desembarque das crianças são sempre feitos pelo lado da calçada.
  • Licença para transportar
    Anualmente, todos os transportadores escolares cadastrados na cidade passam por vistoria na Secretaria de Transportes e recebem o alvará que permite a realização do trabalho durante aquele ano. O Censo Escolar, realizado pela Secretaria de Educação é quem determina quantos alvarás serão emitidos no próximo ano para os transportadores escolares.
  • Oriente seu filho
    Para se comportar dentro do veículo e usar sempre o cinto de segurança. O cinto reduz em até 70% a gravidade das lesões em caso de acidente.
    As mochilas devem sempre estar no piso em frente a criança para que não atrapalhe a visão do condutor.
  • Informe-se
    Para saber se o condutor está regularizado para o exercício da atividade ou fazer qualquer denúncia, você poderá ligar para a Secretaria de Transportes no telefone 3925-2022 ou 3925-2072, em horário comercial.

Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados