Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Profissionais do Projeto Casulo se reúnem para posar para a foto.
Entre os trabalhos da equipe está o atendimento para diminuir a mortalidade infantil em da assistência secundária às gestantes de risco

Mais Informações

Telefone
(12) 3913-6040
(12) 3941-3205

Expediente
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Atendimento 156
Ligue 156 gratuitamente

Endereço
Rua Antônio Moraes Barros, 110, Centro

Criado em setembro de 1994, o projeto Casulo tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade materno-infantil por meio de assistência à gestante no pré-natal e ao recém-nascido de risco e incentivo ao aleitamento materno.

Módulo do projeto, a Casa da Gestante coordena o centro de lactação e o banco de leite e mantém a vigilância ao recém-nascido de risco e o núcleo de apoio multiprofissional à gestação, ao parto e puerpério.

O projeto reúne todas as unidades de saúde do município (públicas e particulares) no atendimento à gestante, à puérpera e ao bebê. Também participam os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar, que encaminham casos de negligência com recém-nascidos de risco e adolescentes gestantes.

São considerados recém-nascidos de risco os bebês com peso inferior a 2,5 quilos, prematuros, com doenças congênitas, com óbito de irmão menor de cinco anos ou mãe portadora do HIV.

A quem se destina

  • Adolescentes grávidas (com menos de 15 anos)
  • Gestantes de risco encaminhadas por serviços de saúde da rede pública e conveniada de São José dos Campos, Paraibuna e Monteiro Lobato
  • Mulheres que estão amamentando e bebês com dificuldade de amamentação
  • Profissionais de áreas afins (treinamento e estágios).

Objetivo

Diminuir a mortalidade infantil por meio da assistência secundária às gestantes de risco e adolescentes grávidas (com menos de 15 anos).

Incentivar o aleitamento materno e captar crianças de risco nas maternidades dos Sistema Único de Saúde para posterior encaminhamento aos serviços básicos.

Atendimento

Procure a Unidade Básica de Saúde de referência.


Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados