Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Profissional de saúde avalia as amostras de leite humano da Central de Banco de Leite do Hospital Municipal
Banco de Leite Humano

Mais Informações

Telefone
(12) 3901-3507

Expediente
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atendimento 156
Ligue 156 gratuitamente

Endereço
Rua Saigiro Nakmura, 800
Vila Industrial

No Banco de Leite Humano, as nutrizes com dificuldades para amamentar ou que apresentam algum problema como fissura, mastite, mamas ingurgitadas ou leite empedrado, recebem informações e tratamento, além de apoio especial, inclusive para as menores de idade que necessitam maior atenção.

Na maternidade do Hospital Municipal, as gestantes internadas para tratamento recebem orientações e dicas fundamentais para que a amamentação ocorra de uma forma efetiva e sem nenhum problema, bem como as puérperas (mulheres que acabaram de dar a luz), também são orientadas e preparadas para amamentar de uma forma saudável.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuídos aos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal.

O leite humano é o único alimento que apresenta em concentrações ideais, propriedades nutricionais e imunológicas, que contribuem promovendo o desenvolvimento dos recém-nascidos, diminuindo índices de mortalidade -infantil.

A quem se destina

Além do Hospital Municipal, todos os hospitais do município que possuem UTI neonatal contam com a parceria do Banco de Leite Humano para orientar e promover apoio às mães de recém-nascidos prematuros internados, apoio este fundamental para que estas mães consigam manter a produção Láctea ativa, mesmo estando separadas de seus filhos.

Como ser doadora

Primeiro passo:
para ser uma doadora, a nutriz deve fazer o cadastro na unidade pelo telefone (12) 3901-3507.

É necessário estar amamentando exclusivamente seu bebê, e dispor a doar o leite que está sobrando, ser saudável (exames: VDRL, HIV, Hepatite B negativos), não usar álcool ou drogas ilícitas, não fumar ou fazer uso de medicamentos de uso contínuo.

Segundo passo: após o cadastramento, a doadora receberá todas as orientações necessárias para a coleta e armazenamento do leite, gorro, máscara e frascos esterelizados. A viatura do Banco de Leite visita semanalmente as doadoras para recolher o leite congelado armazenado e fornecer novos vidros esterelizados.


Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados