Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Diversas atividades de educação ambiental e cultura para toda a população
Diversas atividades de educação ambiental e cultura para toda a população

27 MAIO (TERÇA)

Seminário Experiências municipais na gestão integrada de resíduos sólidos.
Horário: 9 às 17h30
Local: Auditório da Secretaria de Promoção da Cidadania
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

A Prefeitura de São José dos Campos, dando continuidade as discussões relativas a construção do Plano Municipal de gestão Integrada de resíduos sólidos, realiza o Seminário “Experiências Municipais na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. Serão apresentados exemplos de boas práticas municipais na gestão integrada, como se dá a inclusão dos catadores de materiais recicláveis nestes modelos de gestão e como instrumentos e políticas municipais podem auxiliar na prática efetiva da logística reversa.  Modelos tarifários de cobrança e desafios na gestão consorciada também serão abordados.

28 e 29 MAIO (QUARTA E QUINTA)

Lixo Tour - Visita de Servidores Municipais à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam
28 de maio às  14 h
29 de maio às 9 h
Obs.: Inscrições prévias pela intranet

O Lixo Tour é um Programa de Educação Ambiental realizado pela Urbanizadora Municipal onde são apresentados à comunidade os caminhos e cuidados que o lixo recebe em nossa cidade para que não represente qualquer problema ambiental ou risco à saúde da população. A visita desperta sobre o papel de cada um para a separação e descarte correto dos diversos tipos de resíduos, os benefícios da reciclagem e como podemos adotar um modo de consumo mais consciente, com a prática dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. 


30 DE MAIO (SEXTA)

O Seminário "Ecologia Humana: A construção de um ambiente saudável"
Horário: 9h às 11h30
Local: Auditório da Secretaria de Promoção da Cidadania
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

O Seminário “Ecologia Humana” aborda o trabalho daqueles que cuidam na nossa cidade todos os dias. Serão três palestras desenvolvendo osseguintes temas: "Um olhar para nós mesmos: Como estamos nos cuidando? com o psicanalista Eurípedes de Castro; um olhar para o outro: Como estamosconvivendo? Com a socióloga Dora Lucia Soares; um olhar para nossa casa: como estamos cuidando do lugar em que vivemos? Com a educadora ambientalCarla Gracioto Panzeri. O evento é aberto a todos.


31 DE MAIO (SÁBADO)

Mobilização para preservação da nascente do Bosque dos Ipês -  Programa Revitalização de Nascentes
Horário: 9h às 11h

Local: Rua Regina Maria Carvalho (final da rua sem saída), Parque dos Ipês.
Caminhada de sensibilização com concentração na Igreja Santa Edwiges (Av. Mário Friggi 496) e na EMEF Moacyr Benedicto de Souza (Maria Martins Ottononi, 100), seguindo até a nascente onde será realizado o mutirão de limpeza e plantio de mudas na Área de Preservação Permanente (APP), com a participação dos estudantes, moradores, SAB, câmara e secretarias municipais.

Trekking com servidores municipais no Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – Atividade da Olimpíada do Servidor
Horário: 8h às 12h

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010, na área do antigo Horto Florestal. Localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, na região Norte, o parque é um dos principais fragmentos florestais do município com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada, santuário de inúmeras espécies da fauna e flora nativas, algumas ameaçadas de extinção.
Nesta atividade de interpretação ambiental ligada à Olimpíada do Servidor, os participantes estarão em contato com os atributos naturais do Parque descobrindo a importância deste ecossistema.


01 JUNHO (DOMINGO)

PARQUE VICENTINA ARANHA
Rua Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana
Horário: 9h às 13h30

Oficina Ecológica: Confecção de sacolas com reutilização de camisetas

Mural Colaborativo de demandas ambientais – ICMBio

Exibição  de Vídeos de temáticas ambientais – ICMBio

Feira de Trocas de Livros, CDs e DVDs

A feira de trocas traz um espaço de interação social e reflexão sobre o consumo. Ao invés de comprar novos produtos, as pessoas são estimuladas a trocar pertences sem utilidade por outros que desejam, colocando os 3 R’s do consumo responsável em ação: reduzir, reutilizar e reciclar.

Feira Nossa Terra - Produtos agroecológicos e artesanais
A Feira Produtos da Nossa Terra apresenta a produção rural local, cuja base de cultivo está na agricultura familiar e em técnicas de agroecologia, nas quais a utilização de agrotóxicos é abolida, preservando o meio ambiente. O objetivo é promover o trabalho do pequeno produtor rural e incentivar as práticas sustentáveis no campo, fazendo uma “ponte” entre a zona rural e a cidade, resgatando valores da tradição popular.
Frutas, hortaliças e legumes, mel, queijos diversos, shitake, geléias, pães, cocadas, barras de cereais, tortas veganas, peixes, palmito pupunha, cogumelo são algumas das variedades comercializadas. Húmus e composto orgânico também estarão à venda.

10 h - Roda de conversa “Agroecologia”

Com a participação do Prof. Ciro Abbud Righi, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, João Marcelino, produtor rural e engenheiro agrônomo, e mediação de Ricardo Novaes, Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

11h – Show Musical: Cordas da Mantiqueira


2 JUNHO (SEGUNDA)

"Café Ecológico" e Plantio de Mudas na Academia ao Ar Livre do Parque Alambari
Horário: 8h às 9h30
Local: Rua Hana Youssef Chabchoul - Campos de José

A Prefeitura de São José dos Campos está iniciando um Projeto de Arborização e ampliação de espaços de educação ambiental nas academias ao ar livre. 111 academias instaladas em todas as regiões da cidade receberão o plantio de mudas nativas que proporcionarão mais conforto ambiental aos usuários.
Monitores das academias serão capacitados para desenvolver conceitos de saúde e qualidade de vida junto à comunidade a partir de um olhar ambiental.
O objetivo é despertar as pessoas para a reflexão e mudança de atitudes com relação as questões ambientais presentes no cotidiano, e que estão diretamente ligada à saúde e qualidade de vida. Conceitos como a valorização das árvores e das áreas verdes do bairro, o descarte correto de resíduos, o recolhimento dos dejetos de animais de estimação das vias públicas, a utilização de meios de locomoção sustentáveis, alimentação saudável, entre outros.

“Plantio de mudas na nascente Moradas da Serra e apresentação musical do grupo Bate Lata – FUNDHAS / Monsanto”
Horário: 15h
Local: R. Dorival D. da Silva, Condomínio Moradas da Serra - Urbanova

A Nascente localizada no Condomínio Moradas da Serra está reflorestada pela Prefeitura de São José dos Campos com o apoio da Monsanto por meio do Programa Revitalização de Nascentes. Os alunos da Fundhas Monsanto estão inseridos nas atividades de educação ambiental do Programa, participando de todas as etapas do processo de revitalização.


3 JUNHO (TERÇA)

Simpósio: “Articulação e Instrumentos de Gestão das Unidades de Conservação”
Horário: 8h30 às 18h
Local: Auditório da Secretaria de Meio Ambiente
Av. Olivo Gomes n.100, Santana, Parque da Cidade (Casa do Café)

Órgãos públicos ambientais discutem as experiências de gestão de unidades de conservação (APAs e Unidades de Proteção Integral) de nível federal, estatual e municipal e os desafios para integração de políticas públicas de conservação nas diferentes instâncias administrativas.
Além disso será apresentado o diagnóstico preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, importante remanescente de mata atlântica na zona norte do município, que contemplou o estudo de campo, com a caracterização do meio físico, identificação das espécies da flora e fauna que ocorrem no Parque, assim como a análise socioeconômica da área de influência do Parque.

Programação
9 h - Mesa Redonda: Experiências de Gestão de unidades de conservação, com os órgãos ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Fundação Florestal, Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente


14 h - Apresentação do diagnóstico preliminar Plano de Manejo Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – Instituto IPÊ

Cerimônia de Assinatura do Protocolo de Intenções visando a cooperação para formação de corredores ecológicos de preservação da biodiversidade na região, pela Prefeitura de São José dos Campos, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Associação Corredores Ecológicos do Vale do Paraíba (ACEVP), Prefeitura de Monteiro Lobato, Ipplan, Grupo Consciência Ecológica (representando o conselho gestor da APA de São Francisco Xavier) e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.


3 JUNHO (TERÇA)

Cineart – Home, Nosso Planeta, Nossa Casa.
Horário: 19h30
Local:  Parque Vicentina Aranha
Rua Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana

2009. É um documentário filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Visa sensibilizar, educar e conscientizar o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.


Mostra de filmes sobre o Meio Ambiente (FCCR)

03 a 10/06 – 9h / Centro Cultural Clemente Gomes - Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Entrada pelo Parque da Cidade)

03 a 10/06 – 9h| Casa de Cultura Eugênia da Silva - Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte

Exibição de filmes do acervo da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos como os documentários “A Última Hora”, “A História das Coisas”, “O Planeta” e “A Era da Estupidez”.


04 JUNHO (QUARTA)

2º Seminário Desenvolvimento Rural Sustentável
Horário: 13h30 às 18h
Local: Auditório do SESC
Av. Adhemar de Barros nº 999 – Vila Adyana

A iniciativa de estruturar um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável em São José dos Campos contém um caráter integrador de políticas públicas que busca incorporar de forma equilibrada as dimensões econômicas, ambientais e sociais que incidem sobre a zona rural.
As experiências e boas práticas observadas no país, relatadas por especialistas e gestores públicos, apontam alguns dos caminhos para lançar as bases de políticas públicas que aliem o uso sustentável da zona rural, a inserção produtiva e social das comunidades rurais, os mecanismos e incentivos que garantam a preservação ambiental.
O seminário apresenta o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de São José dos Campos, cuja zona rural compreende uma área de 744 km2 de extensão, correspondente a 2/3 do território, onde estão as reservas naturais responsáveis pelo equilíbrio ambiental e qualidade de vida nas cidades.

05 JUNHO (QUINTA)

Mesa de Diálogos: Soluções Tecnológicas para a Sustentabilidade
Horário: 10h às 13h
Local: Parque Tecnológico - Via Dutra, km 137,8, distrito de Eugênio de Melo

A Mesa de Diálogos organizada pela Prefeitura de São José dos Campos com o apoio do Cecompi - Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista e do Parque Tecnológico vai reunir empresas incubadas no Parque para apresentar e divulgar tecnologias inovadoras que trazem benefícios a sociedade e são capazes de melhorar processos, serviços públicos e privados ligados a gestão ambiental e qualidade de vida. O evento é voltado para gestores públicos das secretarias municipais e prefeituras da região, indústrias, empresas de comércio e serviços. O evento acontece concomitantemente com a Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência) no Vale do Paraíba (dias 5 e 6 no Parque Tecnológico).


Palestra: A3P Agenda Ambiental na Administração Pública
Com a socióloga Fabiana Barbi, consultora do Programa Compras Públicas Sustentáveis do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) .
Horário:18h30 às 21h30
Local: Câmara Municipal – Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, Vila Sta. Luzia

A A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa proposto pelo Ministério de Meio Ambiente e visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública, gerando resultados em compras públicas sustentáveis, uso consciente de recursos, gestão ambientalmente adequada de resíduos e qualidade de vida no ambiente de trabalho.


06 JUNHO (SEXTA)

Palestra para Gestores de Contrato da PMSJC: Compras Públicas Sustentáveis – A3P, com Fabiana Barbi.
Horário: 9h as 11h
Local: Auditório do Paço Municipal


06 JUNHO (SEXTA)

PARQUE CIDADE
Av. Olivo Gomes, n.100, Santana

Feira Ambiental
Feira educativa para sensibilização sobre Dia Mundial do Meio Ambiente com exposições, apresentações artísticas, oficinas, shows e muito mais.
Horário: 8h às 16h30
Local: Pavilhão Gaivotas

PROGRAMAÇÃO

- Exposição URBAM: Museu do Lixo, Novo caminhão da “Coleta mais Seletiva”, entre outros
- Exposição: Centro de Medidas e Avaliação Física - Secretaria de Esportes
- Exposição: Promoção da Saúde – Secretaria da Saúde
- Exposição: Educatrânsito – Secretaria de Transportes
- Exposição Coletivo PUPA Permacultura
- Exposição: Conheça o Grupo Suçuarana
- Exposição da UNIVAP: Terrários – uma representação da fauna e flora do Centro de Estudos da Natureza
- Exposição AEA – Associação de Engenheiros e Arquitetos
- Exposição de materiais e Exibição de vídeos de Educação Ambiental: ICMBio
- Exposição: Atividades da EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
- Exposição – EMEF Maria Amélia Wakamatsu
- Exposição Projetos da SEMEA
- Exposição: Animais produzidos com material reciclado – FUNDHAS CAIC D. Pedro
- Exibição de vídeos ambientais: ONG Celebreiros
- Exposição Papa-pilhas, Vivência na Zona Rural e Revitalização de Nascentes – EMEF Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:

Manhã:
Apresentação Musical - Grupo de Adolescentes FUNDHAS Jardim Paulista
Prática corporal Chinesa: Lian Gong – Secretaria de Saúde
9h - Teatro Educatrânsito
Banda Afroalegria - Percussão com material reciclável - Sec. de Promoção da Cidadania
10h – Teatro Educatrânsito
Meio Ambiente no ritmo do RAP – EMEF Profª Palmyra Santanna
Percursão – Tocando o Futuro no Meio - FUNDHAS Jd São José II
Ginástica Aeróbica - FUNDHAS Jd São José II
Tarde:
14h - Apresentação Teatral: O Rio do Vale Encantado
Apresentação Musical Grupo Bate Lata – FUNDHAS Monsanto
15h - Teatro Educatrânsito
Apresentação Musical Grupo Bate Lata – FUNDHAS Jd São José II
16h – Teatro Educatrânsito
Apresentação Taekwondo - FUNDHAS Jd São José II

OFICINAS:
Papel Reciclado – FUNDHAS - Conselho Infanto-Juvenil
Espelhos e Mosaicos – FUNDHAS – Dom Pedro
Plantio de Erva Cidreira - FUNDHAS – Dom Pedro
Compostagem em garrafas PETs – EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
Horta Suspensa - EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
Hortas Urbanas – SEMEA
Mosaico Ecológico – SEMEA
Caixinhas – Reutilização de Papel – SEMEA


OUTRAS ATIVIDADES:
- Visitas monitoradas ao Borboletário – SEMEA
O Borboletário Municipal Asas de Vidro, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, é um viveiro para criação e exposição de borboletas, lazer e educação ambiental. Nele os visitantes podem conhecer todas as fases do ciclo de vida da borboleta e desvendar o encanto de sua metamorfose. Conhecer a complexidade das inter-relações que possibilitam o surgimento da vida desperta para a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.
- Cobertura do evento pelos alunos do curso de Foto e Filmagem – FUNDHAS - DE
- Confecção de painel com temática ambiental – Grupo de Grafiteiros – Secretaria de Promoção da Cidadania


07 DE JUNHO (SÁBADO)

PARQUE CIDADE
Av. Olivo Gomes, n.100, Santana

Volta Ciclística
Saída às 8h do Pavilhão Gaivotas
Para os praticantes do ciclismo, este percurso de 26 quilômetros proporcionará conhecer algumas áreas de preservação ambiental do município, contemplando paisagens de grande beleza natural. 

Preencha a ficha de inscrição Obs.: O PDF é editável. É necessário salvar o arquivo no computador após alterado (salvar como) e encaminhar para o email priscila.vinhas@sjc.sp.gov.br.

Passeio Ecológico Kids
Saída às 9h do Pavilhão Gaivotas
O passeio ecológico Kids é uma atividade para toda a família. Terá um percurso de 6 quilômetros no entorno do Parque da Cidade, passando por trechos de preservação ambiental nas proximidades do Rio Paraíba do Sul.

Preencha a ficha de inscrição
Obs.: O PDF é editável. É necessário salvar o arquivo no computador após alterado (salvar como) e encaminhar para o email priscila.vinhas@sjc.sp.gov.br.

Feira  Ambiental
Feira educativa para sensibilização sobre Dia Mundial do Meio Ambiente com exposições, apresentações artísticas, oficinas, shows, passeio ciclístico e muito mais.
Horário: 9h as 17h
Local: Pavilhão Gaivotas

PROGRAMAÇÃO
- Feira Nossa Terra - Produtos agroecológicos  e artesanais
- Feira de Trocas de livros, CDs e DVDs
- Roda de Conversa: Agroecologia
- Exposição URBAM: Museu do Lixo, Novo caminhão da “Coleta mais Seletiva”, entre outros
- Exposição: Centro de Medidas e Avaliação Física - Secretaria de Esportes
- Exposição: Promoção da Saúde – Secretaria da Saúde
- Exposição: Educatrânsito – Secretaria de Transportes
- Exposição Coletivo PUPA Permacultura
- Exposição: Conheça o Grupo Suçuarana
- Exposição da UNIVAP: Terrários – uma representação da fauna e flora do Centro de Estudos da Natureza
- Exposição AEA – Associação de Engenheiros e Arquitetos
- Exposição: Atividades da EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
- Exposição – EMEF Maria Amélia Wakamatsu
- Exposição Projetos da SEMEA
- Exposição: Animais produzidos com material reciclado – FUNDHAS CAIC D. Pedro
- Exibição de vídeos ambientais: ONG Celebreiros
- Exposição Papa-pilhas, Vivência na Zona Rural e Revitalização de Nascentes – EMEF Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:
Manhã:
9h - Prática corporal Chinesa: Lian Gong – Secretaria de Saúde
Banda Afroalegria - Percussão com material reciclável - Sec. de Promoção da Cidadania
10h - Cirandolê - Musical infantil “Que bicho é esse?” (FCCR)
11h – Teatro Educatrânsito
Tarde:
14h – Apresentação de Capoeira – FUNDHAS Jd. São José II
15h – Show Musical com  Jane Duboc

OFICINAS:
Construção de Estruturas Geodésicas de Bambu - Coletivo PUPA Permacultura
Como usa o GPS na Selva – Grupo Suçuarana
Saiba como usar a bússola na Selva – Grupo Suçuarana
Papel Reciclado – FUNDHAS - Conselho Infanto-Juvenil
Espelhos e Mosaicos – FUNDHAS – Dom Pedro
Plantio de Erva Cidreira - FUNDHAS – Dom Pedro
Compostagem em garrafas PETs – EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
Horta Suspensa - EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade
Hortas Urbanas – SEMEA
Mosaico Ecológico – SEMEA
Caixinhas – Reutilização de Papel – SEMEA

OUTRAS ATIVIDADES:
- Visitas monitoradas ao Borboletário – SEMEA
O Borboletário Municipal Asas de Vidro, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, é um viveiro para criação e exposição de borboletas, lazer e educação ambiental. Nele os visitantes podem conhecer todas as fases do ciclo de vida da borboleta e desvendar o encanto de sua metamorfose. Conhecer a complexidade das inter-relações que possibilitam o surgimento da vida desperta para a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.
- Cobertura do evento pela Patrulha Ambiental – FUNDHAS Petrobrás
- Confecção de painel com temática ambiental – Grupo de Grafiteiros – Secretaria de Promoção da Cidadania


9 DE JUNHO (SEGUNDA)

Oficinas de Horta e Reutilização de Materiais (SEMEA)
Local: Casa de Cultura Johann Gütlich - Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 40 – Jardim Morumbi
10h - Hortas Urbanas
14h -  Mosaico Ecológico


10 DE JUNHO (TERÇA)

Oficinas de Horta e Reutilização de Materiais- SEMEA
Local: Casa de Cultura Tim Lopes – Av. Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos
10h - Hortas Urbanas
14h - Mosaico Ecológico

10 DE JUNHO (TERÇA)

Cerimônia de Entrega da Biblioteca da Secretaria de Promoção da Cidadania e Formatura da 1ª turma de alfabetização da Cooperativa Futura de Reciclagem
Apresentação do Grupo “Poesia Urbana” de São Paulo
Horário: 9 h
Local: Secretaria de Promoção da Cidadania
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

A Biblioteca da Secretaria de Programação da Cidadania, localizada no Centro da Juventude, será aberta à comunidade. Dentre outros títulos, seu acervo conta com livros em bom estado recolhidos pelos catadores da Cooperativa Futura e com exemplares em braile.  Um grupo de 10 catadores participou da primeira turma do curso de alfabetização de adultos uma iniciativa que visou promover a inclusão social e o exercício da cidadania a estas pessoas.


11 DE JUNHO (QUARTA)

Oficinas de Reutilização de Materiais- SEMEA
Local: Casa de Cultura Eugênia da Silva -  Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte
08H30 -  Mosaico Ecológico

14 DE JUNHO (SÁBADO)

8h30 - Passeio poético-fotográfico-ecológico (FCCR)
Local: Casa de Cultura Rancho do Tropeiro – Rua Ambrósio Molina 184 , no distrito de Eugênio de Melo

O passeio será aberto ao público e contará com a presença dos alunos das oficinas de literatura das Casas de Cultura Rancho do Tropeiro e Chico Triste, e das oficinas de patrimônio. Eles farão uma caminhada até o jequitibá do bairro, que tem 500 anos de história, e poderão produzir fotos e poesias junto ao sarau, que será realizado ao fim da caminhada.


14h Sarau – Olhos D’água (FCCR)
Local: Parque Vicentina Aranha - Rua Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana

O sarau presta homenagem ao dia do meio ambiente, comemorado em 5 de junho. Para prestigiar a data, o poeta e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão conversa com o público e lançará os livros “Um rio como um pássaro” e “Saracura e seriema, saíra e sabiá”. Haverá a participação do “Jardim de Todos”, do Núcleo de Arte e Educação Solidária e ainda apresentação musical com Fernando Guimarães, com músicas relacionadas ao meio ambiente. O público também terá a oportunidade de participar da Feira de Troca Solidária, em que os interessados podem barganhar objetos como livros, CD’s, DVD’s e peças de artesanato.



SÃO FRANCISCO XAVIER

2 a 6 DE JUNHO (SEGUNDA A SEXTA)

Plantio Simbólico em APP de nascente e curso d’água com alunos da EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards

Oficinas Ecológicas com alunos da EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards  (FCCR)


19h - Cine Bairros (SEMEA / FCCR) – aberto ao público

Dia 2 Local: Rio do Peixe/ Igreja
A ÚLTIMA HORA (2007) é um documentário, narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, que aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade

Dia 3 Local: Canelar / Centro Cultural Caipira
TERRA - DISNEY NATURE (2009) é um documentário que demorou 5 anos para ser filmado, e conta a história de três famílias: Uma família de ursos polares, uma manada de elefantes e uma baleia jubarte com seu filhote. Durante a narração da história, há uma viagem pelos mais diferentes lugares do planeta: Desde lugares inóspitos como desertos, até as terras mais férteis de florestas tropicais.

Dia 4 Local: Remédios / Sede da Associação dos Artesãos de SFX
A HISTÓRIA DAS COISAS (2007) é um documentário sobre todas as etapas de produção de produtos que afetam nossa vida e comunidades em diversos países - desde a extração, produção, até a venda, consumo e descarte.

Dia 5 Local: Lavras / Sede da Associação
O PLANETA (2006) mostra as consequências da exploração indiscriminada da Terra. As equipes de filmagem viajaram durante dois anos, para 25 países, com o objetivo de entrevistar cientistas e investigar mitos sobre as mudanças climáticas.

Dia 6 Local: Santa Bárbara / Igreja
A ERA DA ESTUPIDEZ (2009) mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global.


3 a 6 DE  JUNHO (TERÇA A SEXTA)

9 h – Diagnóstico do Rio do Peixe
Com a participação da comunidade e dos alunos da EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards (análise da água, das condições do rio, de lançamento de efluentes domésticos, erosão, entre outros)
Organização: Conselho Gestor da APA de SFX e EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards

Dia 3 Local: Santa Cruz – Igreja
Dia 4 Local: Rio das Couves – Atrás da Sabesp
Dia 5 Local: Estrada Pedro Davi, saída no Portal do Distrito
Dia 6 Local: Santa Bárbara – Em frente à Nova Acrópole / 11h Córrego Santo Antônio - Centro
Dia 7 Local: Cachoeira Pedro David


5 DE JUNHO (QUINTA)

Teatro Infantil - O Rio do Vale Encantado (SEMEA)
10h30 e 12h40  - EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards

6 DE JUNHO

Palestra:  Agrofloresta, com Gabriel Barbosa Lima - SENAR
13h - EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards
19h - EE Armando Cobra


7 DE JUNHO (SEXTA)

9h-Limpeza do Rio do Peixe com a comunidade
Concentração das atividades na Cachoeira Pedro Davi
Passeio Ciclístico até a Cachoeira Pedro Davi
Caminhada a pé dos alunos da EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards

Atividades na Praça Cônego Antônio Manzzi

9h - Oficinas na Praça Cônego Manzi (FCCR)

10h - Passeio fotográfico  - Concentração na Casa de Cultura Júlio Neme - FCCR

14h -

Registro das ações por artistas e amadores: fotos, desenhos, filmes, pinturas, poemas, etc

Oficina de Percussão com materiais da Limpeza do Rio - Oficinal Cultural Altino Bondesan

Exposição Produtos SFX, artesanato, fotos, desenhos, filmes, pinturas, poemas, etc

Exposição SENAR

Exposição AgroEco

Exposição escolas

Exposição Fotos

Feira de trocas

19h - Cinema na Praça (SEMEA / FCCR)
HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA (2009) é um documentário filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Visa sensibilizar, educar e conscientizar o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.

Exposição Fotos e trabalhos realizados durante a Limpeza da Cachoeira Pedro Davi e dos outros dias


08 JUNHO

Atividades na Praça Cônego Antônio Manzzi
Das 10h às 14h

Exposição de Produtos SFX, artesanato, fotos, desenhos, filmes, pinturas, poemas, etc;

Exposição SENAR;

Exposição AgroEco;

Exposição de trabalhos das escolas;

Exposição Fotos e trabalhos realizados durante a Limpeza da Cachoeira Pedro Davi e dos outros dias;

Feira de trocas

10h Grupo Cirandole - Musical infantil “Que bicho é esse?” (FCCR)
Local: Biblioteca Solidária

PROGRAMAÇÃO PARALELA DA CIDADE


21 A 23 DE MAIO (QUARTA A SEXTA)

II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul
Organização: Redevale
Apoio: PMSJC
Local: UNIVAP Urbanova
Horário: Dias 21 e 22 das 8 às 20h e dia 23 das 9 às 13h

Atividades da Prefeitura no evento:

Dia 21/05 às 16 h: Mesa Redonda “Pagamento por serviços ambientais e ecossistêmicos: incentivos à conservação e produção das águas”, com a participação de Carolina Ximenes (Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza), Rachel Bardy Prado (Embrapa), Samuel Barreto (TNC – The Nature Conservancy), Devanir Garcia dos Santos (Agência Nacional de Águas), Zezé Zakia (IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais)


Dia 22/05 às 14h: Sessão Técnica – Apresentação de Trabalhos Orais: “Programa Revitalização de Nascentes” e "A construção da política de Pagamento por Serviços Ambientais no município de São José dos Campos"
Dia 21 e 22: Estande da Secretaria de Meio Ambiente – Exposição de projetos ambientais


Dia 23/05 às 9 h: Visita técnica a nascentes do Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos


26 DE MAIO (SEGUNDA)

Mesa Técnica “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos”, com o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre e do Diretor Executivo da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), André Marques.
Organização: Câmara Municipal - Rua Desembargador Francisco Pinto, nº33, Vila Santa Luzia
Apoio: PMSJC e ONGs do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Local: Câmara Municipal
Horário: 19horas


6 DE JUNHO (QUINTA)

Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Workshop “Brasil – União Européia sobre Observação da Terra”
Horário: 8h às 18h
Local: Parque Tecnológico - Via Dutra, km 137,8, distrito de Eugênio de Melo


Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados