20/12/2010

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Famílias de São José recebem a chave da casa própria
As 128 famílias sorteadas entre a demanda geral inscrita no programa habitacional do município receberam na manhã desta segunda-feira (20) as chaves dos apartamentos, construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em terreno doado pela Prefeitura de São José dos Campos, no Jardim Santa Inês I, região leste da cidade.

Nem o forte calor atrapalhou a alegria das pessoas. “É uma conquista muito boa receber a chave da casa da gente, estou chorando desde ontem”, declarou Sirlei Cristiane Pinto, mãe de cinco filhos, durante a entrega do conjunto Santa Inês I. Segundo ela, o plano da família é “arrumar tudo e mudar o quanto antes”.

Outra família que estava muito feliz era de dona Sonia Maria dos Santos Silva. Ela, o marido e dois dos três filhos estavam na entrega das chaves. “A gente nem acredita, é muito bom saber que agora temos uma casa”. Sonia afirmou que pretende se mudar em breve. ”Estamos nos preparando para depois do Natal.”

O casal Katiuscia Mirela e Nelson Junior dos Passos e Silva, casados há 12 anos, estava feliz com a nova moradia. Sem filhos, eles acreditam que agora, com a casa própria, já podem pensar num herdeiro. “Estamos pensando em passar o Natal aqui, o local é muito bonito e foi um grande presente essa entrega ser feita agora”, disse Katiuscia.

Durante a cerimônia de entrega das chaves, seis mulheres foram escolhidas como representantes de todas as famílias do Conjunto Santa Inês. Foram elas: Aparecida de Fátima dos Santos, Sara Regina de Souza, Viviane Santos Rodrigues, Creusa Aparecida Correia, Dilma  Maria Ribeiro e Gisnara  Ferreira dos Santos. Após o evento, todos os futuros moradores, se organizaram para pegar suas chaves.

A demanda do sorteio, ocorrido em outubro deste ano, obedeceu aos critérios do decreto 13.572/09, cujo atendimento foi para 95% às famílias com renda de até 3 salários mínimos. Do total de moradias do empreendimento, 7% foram destinadas a pessoas com deficiências, 5% a idosos e 4% a policiais e agentes penitenciários.

O conjunto habitacional recebeu um investimento de R$ 4,3 milhões e foi edificado pelo Programa de Parceria com Municípios. Os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 44,73 metros quadrados.

Dentro de um novo padrão construtivo da CDHU, a unidade teve um pé direito ampliado de 2,4 metros para 2,6 metros, instalação de piso cerâmico na cozinha, banheiro e área de serviço.

O programa foi destinado às famílias de renda mínima. Os contemplados não podiam ser proprietários de imóvel, nem possuir financiamento habitacional e devem morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos.

O prazo para quitar o imóvel será de até 25 anos e as prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado de São Paulo e calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. As que ganham de um até três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento mensal.

Leia mais notícias: Secretaria de Habitação