28/04/2006
Prefeitura realiza segundo sorteio de casas populares na cidade
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Habitação, realizou na quarta-feira (26), no Teatrão (Vila Industrial), o sorteio de 175 unidades habitacionais que serão construídas em Eugênio de Melo, na região leste da cidade.

Cerca de mil pessoas estiveram presentes no evento. Participaram do sorteio 613 pessoas. Foram sorteadas 157 inscritos mais 18 suplentes.

No sorteio 9 idosos e 9 portadores de deficiência (que estavam dentro dos critérios para participar do programa habitacional) receberam suas casas sem participar do sorteio, de acordo com as leis municipais 6529/2004 e 6532/2004, que destinam 5% das unidades habitacionais para idosos e portadores de necessidades especiais.

O primeiro sorteado foi Emerson Renato da Silva, mas quem recebeu o comprovante do sorteio foi a esposa dele, Geilsa Maria da Silva, de 31 anos. O casal, que tem três filhos, mora no Galo Branco e paga aluguel. Ela está desempregada e inscrita no programa habitacional há quatro anos. “Estou muito feliz porque agora tenho uma casa”, afirmou Geilsa.

O segundo sorteado foi o frentista Valdir Martins das Neves, cadastrado há sete anos. Ele mora no Jardim Ismênia (na casa do sogro), tem três filhos. “A prefeitura não pode parar com esse programa, tem muita gente que necessita de moradia”, disse.

Essas 175 casas atenderão famílias com renda de zero a três salários mínimos que não moram em favelas. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, a Secretaria de Habitação do Estado (por meio da CDHU) e a Caixa Econômica Federal.

O investimento previsto é de R$ 5 milhões e o prazo para a execução das obras será de 10 meses.

PROGRAMA HABITACIONAL

Como parte do programa habitacional do município, já estão sendo construídas 342 unidades habitacionais ao lado do Caic Dom Pedro 1º (que já foram sorteadas para famílias de zero a três salários mínimos), 21 unidades habitacionais em São Francisco Xavier (destinadas às famílias que moram em áreas de risco). Também estão sendo construídas 121 unidades habitacionais nas pontas de quadras do Campo dos Alemães (que serão destinadas para a transferência da comunidade restante das famílias da Favela Miracema). Também já foi iniciada a terceira fase de urbanização da Santa Cruz 1.