13/08/2012
São José inicia construção de 1.317 moradias populares

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, autorizou no último sábado (11) o início das obras para construção de 1.317 moradias nas regiões norte e sudeste de São José dos Campos. Através de investimento de R$ 96,2 milhões da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), os 1.317 apartamentos serão edificados em dois empreendimentos.

Na Estrada Municipal São José dos Campos, no bairro Altos de Santana, será edificado um conjunto com 744 unidades. O outro residencial, na Avenida João Rodolfo Castelli, no bairro Putim, terá 573 unidades. As obras devem ser concluídas em 15 meses.

Os apartamentos terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com área construída entre 48,79 e 49,11 metros quadrados. As unidades terão piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos até o teto na cozinha e no banheiro. Os residenciais contarão com medição individualizada de água, paisagismo com árvores frutíferas e ornamentais, áreas de lazer, quadras poliesportivas, playground, estacionamentos com vagas para todas as unidades, deficientes e visitantes, entre outras melhorias.

A autorização para o início das obras foi realizada em cerimônia realizada às 11h no Paço Municipal no último sábado (11), em São José dos Campos. Durante o evento, também foi anunciada parceria entre a Agência Casa Paulista e a Caixa Econômica Federal para a produção de mais 3.683 novos imóveis no município.  As moradias fazem parte das 5 mil unidades anunciadas, no início do ano, pelo governo estadual.

Casa Paulista

As outras 3.683 novas moradias serão construídas pela iniciativa privada, no âmbito da parceria selada, em janeiro deste ano, entre o governo do Estado, por meio da Agência Casa Paulista, e o governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida fase 2. Do total de moradias, 3.160 estão em análise e aprovação pela Prefeitura e Caixa. O restante (523 uhs, para completar as 5 mil unidades anunciadas pelo Governo de São Paulo) encontra-se em fase de viabilização.

Os recursos serão aplicados na oferta de até R$ 20 mil por unidade, a fundo perdido, a título de complementação do financiamento das moradias contratadas em São Paulo em parceria com a União. A contrapartida elevará o teto da unidade habitacional financiada no território paulista - de R$ 65 mil (custo máximo nacional da unidade no programa federal) para R$ 85 mil.

Leia mais notícias: Secretaria de Habitação