Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Rede Integrada de Tratamento - VemSer

VemSer - Programa Municipal Sobre Drogas

Enfrentar as drogas é um dos maiores desafios da nossa época. A dependência química prejudica gravemente os usuários, suas famílias e a sociedade. Por isso, a Prefeitura de São José dos Campos criou o VemSer – Programa Municipal Sobre Drogas, para dar atenção especial à questão da dependência química na cidade, atuando em 4 frentes:

- Prevenção

- Tratamento

- Reinserção social

- Segurança 

1- Prevenção

Ações e campanhas contínuas nas escolas e na sociedade: - Alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular participam de uma programação com atividades recreativas e culturais, para a sensibilização sobre a dependência química e suas consequências para a vida das pessoas. O programa também forma esses alunos para serem multiplicadores de ideias e ações preventivas em toda a sociedade, especialmente entre os jovens;- Realização de campanhas educativas e sensibilizadoras em rádios, TV’s, internet e impresso. Cursos de Capacitação:- Formação para servidores municipais, em empresas, entidades e organizações para sensibilização ao uso indevido de drogas, orienta sobre procedimentos adequados e forma multiplicadores para ampliar a ação do programa. 

2- Tratamento

Criação da Rede Integrada de Tratamento, para oferecer assistência médica e psicossocial adequadas para os dependentes químicos, em parceria com o governo federal e estadual:- Ampliação de vagas para internação em comunidades terapêuticas;- Criação do SAMA - Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes;- Atendimento 24 horas na UPA/Saúde Mental;- Transformação do CAPS/AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) para atendimento 24 horas, com leitos para desintoxicação; - Leitos para internação clínica no Hospital Municipal;- Apoio e acompanhamento a familiares e codependentes. 


3 – Reinserção social

O VemSer oferece auxílio psicológico, acompanhamento, terapias, participação em grupos de mútuo ajuda, qualificação e orientação profissional, que facilitam o retorno a sociedade e ao mercado de trabalho. Assim, a pessoa em recuperação tem a possibilidade de retomar ou refazer seu projeto de vida, reconstruindo sua autoestima, sua imagem diante da sociedade e mantendo-se longe da dependência química.


4 – Segurança

Com medidas de segurança preventiva, a população pode se sentir mais segura. Essas medidas são:- Integração das cerca de 500 câmeras de segurança ao COI-Centro de Operações Integradas;-Criação da Guarda Cidadã (Guarda Civil Municipal);- Criação e implantação do Programa Escola Segura- Fiscalização do comércio ilegal de bebidas e remédios controlados;- Fiscalização de terrenos baldios e imóveis desocupados;- Ampliação e investimentos em iluminação pública;- Implantação de bases móveis de monitoramento para vigilância.

 

Onde buscar ajuda

CAPS/AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (atendimento exclusivo para homens)
Endereço: Rua Sebastião Humel, 785 – Centro
Telefone: (12) 3913-5519 / 3913-5598

SAMA - Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes
Endereço:
Rua Pedro de Toledo, 98 – Vila Adyana
Telefone: (12) 3944-5450

UPA Saúde Mental (24 horas) - Serviço de pronto atendimento para urgências e emergências em saúde mental
Endereço:
Rua Pituba, 100 – Jardim Satélite
Telefone: (12) 3931-4211 / 3931-9437

Clínicas Terapêuticas (encaminhamento) - Recebem os pacientes encaminhados pelo CAPS/AD, SAMA ou pela UPA Saúde Mental, para internação e tratamento terapêutico.

Todo atendimento é gratuito e a imagem do paciente é preservada.

Informações: 156 (ligação gratuita)


Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000