Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Ambiente
29/12/2008

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cresce volume da coleta seletiva de lixo na cidade
A Urbam vem registrando um aumento de quase 50% na coleta seletiva de lixo em São José dos Campos neste fim de ano. O volume médio dos outros meses, de 24 toneladas por dia, subiu para 36 toneladas na primeira quinzena de dezembro.

Este incremento é conseqüência do maior consumo na época do Natal, mas reflete principalmente a grande adesão dos moradores ao programa de coleta seletiva. O crescimento em 2008 é mais significativo do que ocorreu em dezembro de 2007, quando a média chegou a 27 toneladas por dia. Durante todo o ano a empresa (que é vinculada à Prefeitura) promoveu ações de mobilização social para a separação do lixo reciclável.

Os funcionários do centro de triagem da Urbam trabalham em ritmo acelerado para separar o dobro de material recebido. A empresa é a responsável pela gestão dos resíduos sólidos na cidade. Em um galpão de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados, 100 trabalhadores se dividem em 5 esteiras para organizar os resíduos pelo tipo. São 24 especificações.

A coleta seletiva atende 90% da população de São José dos Campos. O programa existe desde 1990 e é responsável por desviar os resíduos do aterro sanitário (que deve receber somente lixo orgânico e não reciclável). Entre os outros benefícios, estão a economia de recursos naturais (areia, petróleo e madeira), energia e água no processo produtivo. Há ainda uma importante função social, que é a geração de emprego e renda para centenas de pessoas.

Todo cidadão pode colaborar. Basta ter duas sacolinhas em casa. Uma para separar o lixo orgânico e não reciclável (restos de comida, papel higiênico, fraldas descartáveis e guardanapos sujos) e outra para os recicláveis. Nesta deverão ser colocados materiais como embalagens plásticas e de vidro, papel, papelão, longa vida, latinhas de alumínios e garrafas pet. Os dias e horários de passagem do caminhão da coleta seletiva e domiciliar podem ser consultados aqui ou pelo telefone 3944-1000.

Leia mais notícias: Secretaria de Meio Ambiente

Leia mais notícias: Secretaria de Planejamento Urbano

Leia mais notícias: Urbam

Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados