Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Prevenção
11/10/2017
Os usuários terão à sua disposição materiais informativos da doença e serão abordados na sala de espera
Os usuários terão à sua disposição materiais informativos da doença e serão abordados na sala de espera

Campanha sobre Hanseníase começa dia 16 nas UBSs

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima segunda-feira (16) campanha educativa sobre Hanseníase nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que prossegue até o próximo dia 31.

O objetivo é informar a população de forma simples e objetiva sobre a doença, seus sinais, sintomas, transmissão e tratamento.

Durante a realização da campanha, os usuários terão à sua disposição materiais informativos da doença e serão abordados na sala de espera, em grupos ou individualmente, em um curto espaço de tempo, para esclarecimentos sobre a doença.

A campanha tem o intuito de esclarecer que o paciente deixa de transmitir a doença ao iniciar o tratamento. Portanto, é muito importante a detecção precoce dos casos, pois é possível se curar caso sejam seguidas corretamente as orientações médicas.

Os estudos sobre a Hanseníase vêm demonstrando um dado preocupante, que é o aumento significativo de casos em homens, assim como pessoas acima de 60 anos. Em São José dos Campos, atualmente há 21 pacientes em acompanhamento da doença.

O tratamento para Hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos administrados por via oral. A duração do tratamento varia de 6 a 12 meses, podendo chegar até 2 anos. Não existe fila de espera para tratamento, nem demanda reprimida para exames de diagnóstico da doença.

A doença

A Hanseníase é uma doença causada por uma bactéria, transmitida por via respiratória e também pelas úlceras e ferimentos na pele das pessoas contaminadas. A bactéria tem preferência pelos nervos das pernas, braços e pele, mas, dependendo da forma clínica, pode atingir também fígado, baço, glândulas suprarrenais, olhos, testículos e região oral, com comprometimento da laringe em alguns casos.

Mais notícias
Saúde
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000