Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Futuro da cidade
12/09/2017

Carregando imagens...

Seminário reúne 350 pessoas para discutir a revisão do Plano Diretor

Cerca de 350 pessoas, entre membros da sociedade civil, estudantes, empresários, autoridades do poder executivo, legislativo, técnicos da Prefeitura de São José dos Campos e de cidades vizinhas, acompanharam as discussões do seminário “Cidade e Urbanismo”, nesta terça-feira (12), no Teatro Colinas.

O objetivo do evento foi contribuir com a capacitação e qualificação para o debate no processo de revisão do Plano Diretor de São José dos Campos.

O seminário trouxe especialistas da área de urbanismo e desenvolvimento das cidades para tratar temas como Urbanismo no Século XXI, Green Buildings,  Densidades, Verticalização e Desenvolvimento  Sustentável, Cidade Criativa, Recuperação de Rios Urbanos e Novo Mercado Imobiliário. 

A iniciativa foi promovida por cerca de 25 entidades da sociedade civil organizada, entre elas a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, Associação dos Arquitetos e Engenheiros, Secovi, Associação Comercial e Industrial, Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, Associação Paulista de Medicina, Associação dos Contabilistas, Ciesp SJC, OAB, Sinduscon, Sinhores, CREA-SP, CAU-SP, Associação das Empresas Loteadoras, Univap, Unesp, Ipplan, Unavap, GPMAI, CDTCC, Associação dos Advogados, GBC Brasil, Instituto Natureza Viva, Vale Verde e Grupo Consciência Ecológica, com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.

Para o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Lincoln Delgado, o engajamento de entidades, com um objetivo comum, fortalece a inserção da palavra sustentabilidade como mote principal do Plano Diretor e da futura lei de zoneamento. "O evento trouxe uma imagem inovadora de outros cantos do mundo que pode ser aplicada em São José, com desenvolvimento econômico e qualidade de vida", destacou.

Evento oficial 

Marcando o lançamento oficial dos canais de canais de comunicação e participação social do Plano Diretor, a Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (13), um evento de mobilização da sociedade civil.

O evento acontece às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal (r. Des. Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia, Centro).

O processo de revisão do plano diretor envolve um amplo debate com todos os setores da sociedade, reunindo estudos técnicos e a percepção da população sobre os aspectos que afetam diretamente seu dia a dia.

Dentre as estratégias de mobilização social estão a realização de seminários, oficinas comunitárias nos bairros, audiências e consultas públicas, que visam garantir a todos os cidadãos o acesso aos dados do município e o protagonismo na leitura comunitária crítica, que será a base para formulação de diretrizes de desenvolvimento sustentável.

Mais notícias
Urbanismo e Sustentabilidade
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000