Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Carteirinha em dia
05/09/2017

Carregando imagens...

Campanha vai atualizar vacinas para crianças e adolescentes

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começa nesta segunda-feira (11) e prossegue até 22 de setembro em todo o país. Durante este período, as unidades básicas de saúde de São José dos Campos oferecerão 17 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

O Dia D da campanha será realizado em 16 de setembro, quando 31 das 40 unidades básicas estarão abertas das 8h às 17h. As vacinas da campanha de multivacinação oferecem proteção contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e o HPV.

A multivacinação é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população das crianças e, sobretudo, dos adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde, os adolescentes muitas vezes têm uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária.

No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no calendário, como é o caso da vacina HPV para meninas e meninos e a vacina meningocócica aos 12 e 13 anos de idade.

É fundamental levar a caderneta de vacinação para atualização, mas quem não localizar pode solicitar a segunda via na unidade de saúde onde as vacinas anteriores foram administradas. A vacinação será de forma seletiva para a população alvo. Desta forma, o Ministério da Saúde não determinou meta a ser alcançada.

Vacinas oferecidas durante a campanha

BCG

Hepatite B

Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenza B)

VIP (vacina inativada contra a poliomielite)

VOPb (vacina oral contra a poliomielite)

Rotavírus

Pneumocócica 10 valente

Meningocócica C congugada

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) 

Tetraviral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola)

Varicela 

Hepatite A

Febre amarela

DTP (difteria, tétano e coqueluche) 

dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular)

dT (difteria e tétano) 

HPV

Mais notícias
Saúde
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000