Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Pronto atendimento
14/07/2017

Carregando imagens...

Alto da Ponte ganha ala nova, laboratório e recepções amplas
A administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto da Ponte segue implantando melhorias no atendimento da população da região norte de São José dos Campos, que busca os serviços urgência e emergência no local. O INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), organização social que assumiu a administração da UPA no final de abril, vem adotando novas rotinas, investindo na aquisição de equipamentos e na estrutura do prédio.

Uma das melhorias é nova Sala Amarela, destinada aos pacientes já estabilizados, mas que ainda precisam de cuidados especiais. Essa ala conta com 4 leitos para pacientes que necessitam de atenção e monitoramento por até 24 horas, com quadros de cefaleia intensa, dor torácica, problemas respiratórios, cardiovasculares, metabólicos (diabetes), entre outros.

Outra novidade foi a reorganização das recepções, sendo uma destinada a pacientes adultos (para clínica médica) e outra infantil (pediatria), seguindo as regras da Vigilância Sanitária. Com isso, foi realocada uma sala lateral para acolhida e classificação de risco, que teve sua capacidade de atendimento dobrada, oferecendo maior conforto aos usuários.

A unidade também está recebendo nova pintura, em fase de conclusão, e teve a sala de hipodermia ampliada. Um laboratório para processamento de exames laboratoriais foi instalado na própria UPA, permitindo disponibilizar o resultado em até 30 minutos, agilizando o tempo de resposta na investigação das patologias. O laboratório realiza análises clínicas de 31 tipos diferentes de exames.

A gestora instalou na unidade um equipamento de raio-x de última geração, que permite ao médico acessar o resultado do exame digitalizado em poucos minutos. A unidade ainda recebeu diversos equipamentos, como ventiladores mecânicos utilizados no tratamento da insuficiência respiratória, monitores cardíacos multiparametrais, desfibriladores cardioversores, bombas de infusão e oxímetros de mesa.

A UPA do Alto da Ponte disponibiliza à população 4 clínicos e 3 pediatras no período diurno (7h às 19h) e 3 clínicos e 2 pediatras no noturno (19h às 7h). No total, a unidade conta com 150 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e pessoal administrativo.

A UPA do Alto da Ponte é referência para a população dos bairros Alto da Ponte, Altos de Santana, Telespark, Santana, Vila Maria, Vila Paiva, Buquirinha, Bonsucesso e adjacências. São realizados cerca de 14.700 atendimentos por mês.

Mais notícias
Saúde
Governança
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000