Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Solidariedade
14/07/2017

Carregando imagens...

São José forma nova equipe de voluntários para a Defesa Civil
Sessenta e cinco pessoas participaram do primeiro encontro da Defesa Civil de São José dos Campos para a formação de novos voluntários. O grupo será treinado para atuar, em parceria com agentes do órgão, em situações de queimadas, enchentes ou calamidades. 

O treinamento dos novos voluntários será feito por técnicos da Defesa Civil e inclui a apresentação dos trabalhos realizados nos últimos anos no município, aula teórica e testes práticos de situações de emergência. As datas serão definidas até o final de julho. 

O evento para a captação de novos voluntários aconteceu na noite da última quinta-feira (13), no auditório do Senac, na Vila Industrial (região leste), e contou com presença de pessoas solidárias como o engenheiro civil Eduardo Silva Toledo, morador do Nova República. 

Foi no quintal de sua casa, na zona sul de São José dos Campos, local onde mora desde a infância, que Eduardo foi convidado para fazer parte do grupo de voluntários. Há cerca de dois anos, ele teve um problema na estrutura de sua casa e teve de recorrer à Defesa Civil.

“Eu estava com problema na estrutura da casa, que afetava tanto o lado do meu imóvel quanto ao do vizinho. Liguei para a Defesa Civil, um engenheiro veio e acabou me convidando. Hoje, eu estou aqui para ser voluntário”, disse Eduardo, que pretende se especializar em geologia, ciência do estudo do solo. 

Agora, Eduardo faz parte do novo grupo formado pela população que doa parte de seu tempo para fazer a diferença na vida do próximo, garantindo atenção e atendimento às pessoas vítimas de queimadas, enchentes ou outras calamidades. 

A Defesa Civil é mantida pela Prefeitura e também recebe o apoio de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade. 

Cadastro

Após conhecer a história e a importância do trabalho da Defesa Civil e os principais desafios no município, os voluntários cadastrados participarão de outros encontros e de atividades de treinamento para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreira, desabamentos e incêndios. 

Durante as atividades práticas serão apresentados os diversos tipos de riscos e os procedimentos de avaliação do local da emergência, como tomar as primeiras medidas de segurança e a atuar em grupo. Essa formação é ministrada em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos.   

Para integrar o grupo de voluntariado, o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (12) 3929-1012 ou e-mail defesacivil@sjc.sp.gov.br. 

Mais notícias
Proteção ao Cidadão
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000