Festidança
19/06/2017
Dançarinos no palco
Apresentação do espetáculo Por Um Fio, da companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG)

Fundação Cultural registra público de 10 mil e projeta parcerias
O 28º Festidança, encerrado no último domingo (18), no Teatro Municipal de São José dos Campos, deixou a certeza de que as parcerias firmadas, neste ano, com outras instituições (Sesc, Sesi, Secretaria de Estado da Cultura, Poieseis, Fundo Social de Solidariedade e Afac/Parque Vicentina Aranha) continuarão fazendo parte das metas para as próximas edições.

Em dez dias de evento, o festival alcançou um público heterogêneo de cerca de 10 mil pessoas, que puderam acompanhar e participar das atividades nos vários palcos e parques da cidade graças à descentralização das atividades.

As parcerias permitiram a ampliação da atuação do festival, totalizando dez lugares da cidade com espetáculos de dança e outras atividades.

Segundo a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o estabelecimento de parcerias, além de ampliar a atuação da entidade, também permitiu um salto conceitual significativo do ponto de vista artístico e institucional.

Para as próximas edições a intenção é seguir com as parcerias e buscar patrocinadores na iniciativa privada, aumentado não só a realização de projetos específicos como o Festidança, mas da Fundação Cultural como um todo.

As novidades incorporadas à programação, como o trabalho curatorial de Robson Jacqué e Jacqueline Gimenes, a Mostra Contemporânea de Dança, a Residência Artística e a exibição de filmes, também possibilitou uma interação maior com o público.

Números e premiação

Ao todo, a 28ª edição do Festidança contou com a participação de 223 grupos de várias regiões do país, sendo 8 grupos convidados, 5 grupos participantes da Mostra Contemporânea de Dança e 11 bailarinos da Residência Artística e 180 grupos da Mostra Competitiva. Além disso, foram realizadas cinco oficinas e exibidos três filmes.

Especificamente na Mostra Competitiva, realizada ao longo do festival, foram premiados grupos e bailarinos em 7 diferentes estilos; e conferidas outras seguintes premiações: Prêmio Revelação - Figurino da coreografia Alegro Ma Non Troppo (Centro Municipal de Dança de Poá); Melhor Bailarino (Henrique de Paula, da Cia Pavarini); Melhor Bailarina (Thaissa Santos, da Academia Dé Dance); Melhor coreógrafo (Bruna Miragaia, da Com. Passo Cia de Dança); Melhor Grupo do Festival (IOA Dança Júnior, de Jundiaí); Menção Honrosa (Grupo ASIN, de São José dos Campos).

O Festidança é realizado anualmente pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 1989.