Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Festidança
19/06/2017
Dançarinos no palco
Apresentação do espetáculo Por Um Fio, da companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG)

Fundação Cultural registra público de 10 mil e projeta parcerias
O 28º Festidança, encerrado no último domingo (18), no Teatro Municipal de São José dos Campos, deixou a certeza de que as parcerias firmadas, neste ano, com outras instituições (Sesc, Sesi, Secretaria de Estado da Cultura, Poieseis, Fundo Social de Solidariedade e Afac/Parque Vicentina Aranha) continuarão fazendo parte das metas para as próximas edições.

Em dez dias de evento, o festival alcançou um público heterogêneo de cerca de 10 mil pessoas, que puderam acompanhar e participar das atividades nos vários palcos e parques da cidade graças à descentralização das atividades.

As parcerias permitiram a ampliação da atuação do festival, totalizando dez lugares da cidade com espetáculos de dança e outras atividades.

Segundo a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o estabelecimento de parcerias, além de ampliar a atuação da entidade, também permitiu um salto conceitual significativo do ponto de vista artístico e institucional.

Para as próximas edições a intenção é seguir com as parcerias e buscar patrocinadores na iniciativa privada, aumentado não só a realização de projetos específicos como o Festidança, mas da Fundação Cultural como um todo. 

As novidades incorporadas à programação, como o trabalho curatorial de Robson Jacqué e Jacqueline Gimenes, a Mostra Contemporânea de Dança, a Residência Artística e a exibição de filmes, também possibilitou uma interação maior com o público.

Números e premiação

Ao todo, a 28ª edição do Festidança contou com a participação de 223 grupos de várias regiões do país, sendo 8 grupos convidados, 5 grupos participantes da Mostra Contemporânea de Dança e 11 bailarinos da Residência Artística e 180 grupos da Mostra Competitiva. Além disso, foram realizadas cinco oficinas e exibidos três filmes.

Especificamente na Mostra Competitiva, realizada ao longo do festival, foram premiados grupos e bailarinos em 7 diferentes estilos; e conferidas outras seguintes premiações: Prêmio Revelação - Figurino da coreografia Alegro Ma Non Troppo (Centro Municipal de Dança de Poá); Melhor Bailarino (Henrique de Paula, da Cia Pavarini); Melhor Bailarina (Thaissa Santos, da Academia Dé Dance); Melhor coreógrafo (Bruna Miragaia, da Com. Passo Cia de Dança); Melhor Grupo do Festival (IOA Dança Júnior, de Jundiaí); Menção Honrosa (Grupo ASIN, de São José dos Campos).

O Festidança é realizado anualmente pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 1989.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000