Mutirão
19/06/2017
Paciente faz exame de vista no Próvisão
O mutirão está sendo viabilizado será por meio de parceria entre a Prefeitura e o Hospital Próvisão

Prefeitura e Próvisão vão fazer 400 cirurgias de catarata em julho
A Prefeitura de São José dos Campos e o Hospital Próvisão vão promover um mutirão de cirurgias de catarata no próximo mês de julho. Um total de 400 cirurgias estão previstas para reduzir a demanda reprimida acumulada do ano passado, quando o procedimento foi reduzido drasticamente devido à falta ou atraso de pagamento por parte da administração municipal.

A regularização do atendimento está sendo possível porque a Prefeitura, desde o início deste ano, vem renegociando as dívidas acumuladas do ano passado e regularizando os pagamentos dos seus prestadores de serviços. Hoje, os parceiros da Prefeitura estão recebendo em dia.

Além das cirurgias de catarata, estão previstas durante o mutirão outros 1.200 procedimentos, como cirurgias de vitrectomias, de pterígio, de glaucoma e mapeamentos de retina.

O hospital vinha realizando cerca de 200 cataratas e 600 outros procedimentos por mês, cerca de 30% da capacidade. Hoje, há aproximadamente 1.400 pacientes à espera de cirurgia de catarata na rede pública de saúde, em São José dos Campos.

A expectativa do hospital é que dentro de quatro meses a demanda esteja normalizada, já que outros mutirões serão realizados de acordo com a demanda apontada pela Secretaria de Saúde. Os pacientes são encaminhados pela rede de atenção básica do município.

O atendimento dos pacientes é feito na própria unidade do hospital, que funciona na avenida Andrômeda, 3.061, Bosque dos Eucaliptos, região sul da cidade.