Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Comemoração
19/05/2017

Carregando imagens...

Escola infantil da zona sul completa 35 anos de atividade
Marcada pela forte disseminação da cultura japonesa, a escola municipal de educação infantil Torataro Takitani, localizada no Jardim Vale do Sol (região sul), celebra, neste sábado (20), 35 anos de funcionamento, com realização de atividades culturais e de lazer aos alunos e à comunidade a partir das 9h.

Logo no início da manhã, haverá um passeio ciclístico no bairro, partindo da escola, onde pais e alunos poderão se divertir juntos. Com o apoio da família dos estudantes, a direção da escola preparou uma exposição sobre as tradições japonesas com objetos e fotografias. Haverá também apresentação musical preparada por professores e alunos, além de jogos e brincadeiras.

Atualmente, a escola conta com cerca de 430 alunos matriculados, com idade entre 2 e 6 anos. Entre tantos profissionais que passaram pela escola está o professor do ‘Pré-1’, Paulo Sérgio de Oliveira, que há mais de 20 anos ministra aulas para os alunos desta escola. “São vários os motivos que tornam essa escola especial, desde os colegas de trabalho, que são unidos como uma família, até a relação próxima com a comunidade e os alunos que alegram nossa vida”, disse.

Paulo conta as alegrias que marcam a carreira de um professor. “Cada ano que começa reserva algo especial. Passamos a vida inteira aprendendo, mas os primeiros ensinamentos são os mais bonitos. Quando a criança aprende a escrever seu nome, por exemplo, ela sente como se tivesse ganhado uma identidade e tem orgulho em mostrar ao mundo e isso é gratificante demais”, destacou o professor.

A diretora da escola, Valkíria Silva Souza, há dois anos na unidade e há doze na rede de ensino de São José dos Campos, ressalta a importância dessa Emei para a comunidade. “O bairro cresceu muito após a construção da escola e para mim é uma honra fazer parte da história da vida das nossas crianças. Meu desejo é que, a cada ano, possamos fortalecer sempre mais o vínculo entre família e escola, trabalhando todos juntos no desenvolvimento integral dos alunos”, ressaltou.

O patrono

Toratato Takitani nasceu em 10 de janeiro de 1907, em Wakajama, no Japão. Se mudou para o Brasil aos 18 anos, como imigrante. Já em São José dos Campos, anos depois, promoveu o desenvolvimento de praticamente toda a área da ‘Colônia Paraíso’, na região sul, para onde levou, além da Fiação Tecelagem Kanebo Brasil, agricultores e avicultores que até hoje estão em atividade.

São empreendimentos seus os loteamentos Jardim América, Jardim Paraíso, Jardim Oriente e Jardim Vale do Sol, este último em sociedade com Salvador Lahoz. Em reconhecimento aos serviços prestados em São José, recebeu o título de Cidadão Joseense em abril de 1968. Torataro faleceu em 1980, na cidade de São Paulo.

Leia mais notícias: Secretaria de Educação e Cidadania

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000