Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
UBS Resolve
29/05/2017
Profissional de saúde faz preparativos para coleta de sangue
Com a medida, a coleta de sangue dos pacientes para exames laboratoriais será feita na própria unidade básica de saúde

Interlagos e Campo dos Alemães terão coleta de exames
Mais duas unidades básicas de saúde vão receber o programa UBS Resolve, passando a fazer a coleta de sangue para exames laboratoriais dos pacientes no próprio local. Nesta quarta-feira (31) será a vez da UBS do Parque Interlagos e no dia 14 de junho a do Campo dos Alemães, ambas na região sul.  

Com a ampliação, o programa estará presente em seis UBSs – as demais são as unidades de Eugênio de Melo (região leste), Jardim São José 2 (leste), Jardim Limoeiro (oeste) e Residencial União (sul). 

A previsão é que até o início de julho mais quatro unidades recebam o programa: Putim, São Judas Tadeu, Vila Nair e Vila Paiva. Estão sendo priorizadas as unidades mais distantes de um posto do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura de São José dos Campos. 

A coleta dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente, que sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico.

A UBS do Interlagos tem 14.207 usuários cadastrados e três equipes do programa Estratégia Saúde da Família. A unidade conta com médicos generalistas, pediatra e ginecologista. São previstos cerca de 5 mil exames por mês.

A UBS do Campo dos Alemães é uma das maiores da rede, com 30.830 pacientes cadastrados. Conta com médicos de clínica médica, pediatra e ginecologia. A previsão é colher cerca de 9.000 exames por mês.

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. O programa está alicerçado em três bases: sustentabilidade da unidade, eficiência dos processos e a resolutividade das ações, visando a humanização do acolhimento dos pacientes e maior abrangência dos serviços prestados à população. 

Além da implantação de um posto de coleta de exames laboratoriais, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas. Com a nova medida, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta.

Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências e a profissionalização das recepções.

Leia mais notícias: Secretaria de Saúde

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000