Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Maio Amarelo
19/05/2017
Profissional do Samu e frequentadores em mesa de bar
Nas performances realizadas em bares, os profissionais levam orientações aos frequentadores de maneira interativa e descontraída

Ação da Lei Seca leva conta de acidentes a estudantes de direito
Na próxima segunda-feira (22), os alunos do curso de direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) vão receber a visita das equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os profissionais levarão a conta que mostra a estimativa de custos de um acidente de trânsito no sentido de orientar e conscientizar os estudantes sobre as consequências de beber e dirigir.

A ação será realizada na unidade da Praça Cândido Dias Castejón, 116, no centro da cidade, durante o intervalo das aulas, às 9h40 e às 20h40.

Assim como acontece nos bares, os profissionais chegarão nas viaturas com as sirenes ligadas e as respectivas roupas de resgate para surpreender os alunos e deixar a mensagem sobre os riscos de misturar álcool e direção.

Esta abordagem marca a adesão da Instituição ao movimento Maio Amarelo, que vai contar, inclusive, com o hasteamento da bandeira amarela dentro da própria universidade.

A entrega da conta integra o conjunto de ações do movimento Maio Amarelo realizadas no município neste mês. O objetivo é conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

Nos bares, a ação acontece já há duas semanas. Frequentadores e proprietários do Bar Coronel, Capital da Vila e Bar do Funil aprovaram a iniciativa.

Para Rogério Bento Córdoba, 26 anos, dono do Bar Coronel, a ação é muito legal. Para ele, a conta trazida é muito impactante. “Eu não tinha a mínima noção de que era esse valor. É interessantíssimo esse tipo de abordagem. Ao mesmo tempo que é muito forte, não mostra gente sofrendo. Foi uma ação em que todo mundo se divertiu, todos quiseram participar. Estaremos sempre de portas abertas. A gente apoia essa lei e a ação”, concluiu.

Nesta semana, cerca de 150 alunos do Instituto de Nacional de Pós-Graduação (INPG) também receberam orientações sobre alcoolemia ao volante. Na palestra realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e discutir sobre os riscos da mistura perigosa de álcool e direção, além de outras situações de riscos ao volante.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Leia mais notícias: Secretaria de Mobilidade Urbana

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000