Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Imunização contra gripe
20/04/2017

Carregando imagens...

Campanha vacinará gestantes e crianças a partir desta semana
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe H1N1) começa nesta segunda-feira (24), quando serão imunizados as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças (6 meses a 5 anos de idade) e indígenas. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h.

Os idosos e profissionais da saúde, que fizeram parte da primeira etapa, continuarão sendo vacinados. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que ela seja feita por etapas.

No entanto, a Prefeitura não está impondo restrição aos grupos. Este ano, dois novos grupos foram incluídos na campanha: os professores e pessoas ligadas ao sistema prisional (detentos e funcionários).

Em São José dos Campos, o público-alvo é de 192.231 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios é vacinar 90% da população.

Até esta quarta-feira (19), contabilizados três dias da campanha, 6.942 pessoas já haviam sido vacinadas contra a gripe em São José dos Campos. A Secretaria de Saúde já distribuiu 59 mil doses para as unidades básicas de saúde e hospitais da cidade.

A campanha prossegue até o dia 26 de maio, sendo 13 de maio o Dia de Mobilização Nacional.

A partir do dia 2 de maio será a vez das pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade). A partir do dia 8 de maio serão vacinados os professores e todos os outros grupos anteriores. E 13 de maio, sábado, será o “Dia D” da campanha.

Segundo estimativas da Secretaria de Saúde do Estado, São José dos Campos tem 40.010 crianças de seis meses a 5 anos, 21.084 trabalhadores de Saúde, 7.453 gestantes, 1.225 puérperas e 63.332 idosos. Não se tem uma estimativa sobre o número de professores e pessoas ligadas ao sistema prisional.

Leia mais notícias: Secretaria de Saúde

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000