Combate ao mosquito

Carregando imagens...

Arrastão contra a dengue estará na zona sul neste sábado
Mais de 10 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos em 11 arrastões de combate à dengue realizados pela Prefeitura de São José dos Campos desde fevereiro. Neste sábado (22), a equipe do Centro de Zoonoses visita a zona sul da cidade, para mais uma ação que visa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Das 9h às 16h, os agentes de campo visitarão 4.652 imóveis existentes em 105 quadras do Jardim Morumbi e Residencial União, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Este será o penúltimo arrastão previsto para este primeiro semestre do ano. Nos 11 anteriores, foram recolhidos 10.420 kg de materiais e visitados 31.839 imóveis. Destes, 22.983 foram efetivamente trabalhados, pois 27,3% deles estavam fechados ou desabitados no momento da visita.

Mesmo com a drástica queda nos números da dengue este ano, a campanha de combate ao mosquito foi intensificada neste primeiro quadrimestre do ano.

As ações incluem a capacitação dos profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e sensibilização dos alunos do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada do município.

O primeiro trimestre do ano fechou com um número de 190 casos de dengue em São José dos Campos, sem registro de casos graves ou óbitos.