Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Combate ao mosquito
20/04/2017

Carregando imagens...

Arrastão contra a dengue estará na zona sul neste sábado
Mais de 10 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos em 11 arrastões de combate à dengue realizados pela Prefeitura de São José dos Campos desde fevereiro. Neste sábado (22), a equipe do Centro de Zoonoses visita a zona sul da cidade, para mais uma ação que visa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Das 9h às 16h, os agentes de campo visitarão 4.652 imóveis existentes em 105 quadras do Jardim Morumbi e Residencial União, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Este será o penúltimo arrastão previsto para este primeiro semestre do ano. Nos 11 anteriores, foram recolhidos 10.420 kg de materiais e visitados 31.839 imóveis. Destes, 22.983 foram efetivamente trabalhados, pois 27,3% deles estavam fechados ou desabitados no momento da visita.

Mesmo com a drástica queda nos números da dengue este ano, a campanha de combate ao mosquito foi intensificada neste primeiro quadrimestre do ano.

As ações incluem a capacitação dos profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e sensibilização dos alunos do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada do município.

O primeiro trimestre do ano fechou com um número de 190 casos de dengue em São José dos Campos, sem registro de casos graves ou óbitos. 

Mais notícias
Saúde
Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000