Sustentabilidade
20/03/2017

Carregando imagens...

Ônibus movido a gás natural começa a circular em São José

Começou a circular nesta segunda-feira (20), na linha 341-ECO Campos de São José/ Terminal Central, um modelo inédito de ônibus movido a GNV/Biometano. Ele será avaliado nos próximos trinta dias como alternativa para substituição de parte dos veículos no período de renovação da frota.

A novidade vai circular em algumas linhas que atendem os principais corredores. Isso permite que um número maior de usuários utilizem o ônibus, contribuindo na análise feita pela Prefeitura sobre o desempenho do modelo na cidade.

São José dos Campos é a terceira cidade do país a receber uma demonstração do primeiro ônibus nacional movido a GNV/Biometano, que já circularam em Sorocaba (SP) e Recife (PE).

Com tecnologia diferenciada, o veículo se apresenta como a uma solução sustentável para mobilidade urbana, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. De acordo com a Scania, empresa responsável pelo modelo no Brasil, o veículo chama atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado, bem como da poluição sonora e de emissões de poluentes. Em comparação com um veículo similar a diesel, ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com biometano, e 70%, se estiver com GNV.

Além das vantagens ambientais, o veículo também tem capacidade para transportar 130  passageiros, número superior aos veículos do mesmo formato, conta com ar condicionado e piso baixo para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.