Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Valor histórico
17/03/2017

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Jaqueiras de Eugênio de Melo são declaradas imunes de corte
Por meio da Lei Municipal 9.502, a Prefeitura de São José dos Campos declarou imunes ao corte três árvores da espécie jaqueira (Artocarpus integrifolia), localizadas na Estrada Velha Rio/SP, no distrito de Eugênio de Melo, no Residencial Galo Branco.

Selecionadas em reconhecimento ao valor histórico, paisagístico e a raridade da espécie, as árvores contarão com placa informativa, trazendo ao cidadão dados esclarecedores sobre essas árvores frutíferas.

De acordo com o decreto, o valor histórico, paisagístico e ambiental contribuíram para declará-la "Imune de Corte". Elas estão localizadas às margens da Estrada Velha Rio/SP, altura do km 62, no bairro Galo Branco, no distrito de Eugênio de Melo.

De porte elevado e copa densa, a jaqueira produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

Não há histórico preciso, mas sabe-se, pela estrutura dessas árvores, que elas têm como nome científico Artocarpus integrifolia. Geralmente, possuem mais de cinquenta/sessenta anos e são da família Moraceae, apresentando, além do fruto saboroso, propriedades medicinais antiasmática, antidiarreica, antitussígena, cicatrizante, diurética. 

Serão responsáveis pela preservação das três árvores as secretarias de Manutenção da Cidade e a de Urbanismo e Sustentabilidade.

Leia mais notícias: Secretaria de Apoio Jurídico

Leia mais notícias: Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Leia mais notícias: Secretaria de Manutenção da Cidade

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000