Portal Oficial -
Prefeitura de São José dos Campos
Imunes de corte
17/03/2017

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Decreto municipal preserva jaqueiras de Eugênio de Melo
A Prefeitura de São José dos Campos declarou, por meio de decreto municipal, imune ao corte três árvores da espécie jaqueira, localizadas na Estrada Velha Rio/SP, no distrito de Eugênio de Melo, no Residencial Galo Branco.

Selecionadas em reconhecimento ao valor histórico, paisagístico e a raridade da espécie, as árvores contarão com placa informativa, trazendo ao cidadão dados esclarecedores sobre essas árvores frutíferas.

De acordo com o decreto, o valor histórico, paisagístico e ambiental contribuíram para declará-la "Imune de Corte". Elas estão localizadas às margens da Estrada Velha Rio/SP, altura do km 62, no bairro Galo Branco, no distrito de Eugênio de Melo.

De porte elevado e copa densa, a jaqueira produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

Não há histórico preciso, mas sabe-se, pela estrutura dessas árvores, que elas têm como nome científico Artocarpus integrifolia. Geralmente, possuem mais de cinquenta/sessenta anos e são da família Moraceae, apresentando, além do fruto saboroso, propriedades medicinais antiasmática, antidiarreica, antitussígena, cicatrizante, diurética. 

Serão responsáveis pela preservação das três árvores as secretarias de Manutenção da Cidade e a de Urbanismo e Sustentabilidade.

Leia mais notícias: Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Leia mais notícias: Secretaria de Manutenção da Cidade

Prefeitura de São José dos Campos
Rua José de Alencar, 123, Centro - CEP: 12209-904 | +55 (12) 3947-8000