Trabalho em equipe
16/02/2017

Carregando imagens...

Alunos do Cephas finalizam testes em robô para competição
A equipe do projeto de robótica Cephatron #1860 concluiu nesta quinta-feira (16) os testes do robô que vai disputar a First Robotics Competition, de 8 a 11 de março, em Dallas, nos Estados Unidos. Fazem parte do grupo cerca de 60 pessoas, entre alunos, professores e membros colaboradores do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

O time de robótica é composto por alunos dos cursos de administração, eletrônica, mecânica e química. Também participam ex-alunos, professores, parceiros voluntários de empresas da cidade e patrocinadores.

Para a tradicional competição internacional de robótica, que envolve escolas do ensino médio e técnico do mundo inteiro, o Cephas estará representado por 14 alunos, sendo quatro meninas. O grupo viaja no dia 7 de março para os Estados Unidos.

De acordo com o professor Carlos Roberto dos Santos, a equipe se dedicou muito a esse projeto. O robô desenvolvido está capacitado para disputar as melhores posições da competição.

Denominado TCS12, o robô pesa 42 quilos, 12 a menos do que a versão anterior, o que o torna mais competitivo, segundo os técnicos. Os testes tiveram início em 7 de janeiro.

Para o aluno Thiago do Espírito Santo, o robô do Cephas terá boas chances por tudo que foi realizado para o desenvolvimento técnico. A equipe do Cephas disputará esta fase da competição com representantes do Chile, de outras cidades brasileiras e americanas.

A ex-aluna Janaina dos Santos ressaltou o orgulho de ter concluído o curso de mecânica no Cephas e, agora, retornar à escola e poder colaborar num projeto desta importância.

A competição

O robô foi preparado para o desafio do jogo Steamworks, cujo objetivo é simular o trabalho de uma máquina a vapor. Os robôs devem colocar bolas na área de alimentação da caldeira e também jogá-las na área da chaminé, montar engrenagens simulando o trabalho do motor e a evaporação da fumaça.

O foco da competição é o trabalho em equipe. A premiação considera as ações realizadas em prol da sociedade.

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que oferece cursos técnicos gratuitos.