30/06/2016

Carregando imagens...

Educadores e estudantes conhecem o “Sanja Runner”
Label

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Educadores, autoridades e estudantes da Rede Municipal de Educação conheceram nesta quinta-feira (30) o “Sanja Runner”, um jogo eletrônico pedagógico que vai ajudar toda a comunidade a aprender um pouco mais sobre a história e a geografia de São José dos Campos.

A apresentação ocorreu no Paço e contou com a presença de 20 alunos de 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite, região sul. Os estudantes foram os primeiros a testar o novo jogo e aprovaram. Maria Laura da Silva, 10 anos, aluna do 5º ano, disse que gostou das fases do jogo. “A cada fase a gente aprende coisas novas. Gostei muito”, disse.

Integrante do programa Escola Interativa, este novo jogo pedagógico foi desenvolvido pelo Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, ligado à Secretaria de Educação, em parceria com o Parque Tecnológico e as universidades Unifesp, Etep e Fatec.

A apresentação foi feita pelos estagiários de informática do LEDI, os irmãos gêmeos Kazuhiro Kojio e Yoji Kojio, 24 anos, e por Fernanda Barreto, 21 anos, todos estudantes da Unifesp.

O jogo funciona assim: o personagem principal tem que entregar um trabalho escolar, mas seu cachorrinho, muito travesso, pega as folhas e sai correndo por toda a cidade. Para recuperar a tarefa escolar, o personagem principal tem que percorrer os principais pontos de São José, como Banhado, Vicentina Aranha, Igreja Matriz, entre outros. A cada fase vencida, o jogo libera informações e até um quizz sobre a história daquele ponto da cidade.

“Uma coisa interessante que adicionamos, no sentido de proporcionar a inclusão de todos, foi a possibilidade de escolha de como você quer ver seu personagem. Ao iniciar o jogo, você poderá optar se prefere ser uma menina, um menino negro ou um cadeirante”, explicou Yoji Kojio, estagiário do LEDI.

A ideia é que o jogo fique disponível a todas as escolas e também à comunidade, já que a sua instalação é gratuita. É exclusivo para tablets e celulares com sistema operacional Android.

Escola Interativa

A Escola Interativa, implantada na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. Com o programa, as salas de aula são equipadas com os seguintes recursos tecnológicos: servidor, notebook, tablets, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet (via wifi).

Nesta sexta-feira (1º de julho), a Prefeitura conclui a instalação dos aparelhos em 100% das escolas municipais, totalizando mais de 60 mil alunos beneficiados e mais de 2.800 professores capacitados.