3ªEdição
06/10/2015

Carregando imagens...

Semaninha Chico Triste terá brincadeiras para todas as idades

Muitas brincadeiras e homenagens estão na programação da "3ª Semaninha Chico Triste", que começa nesta quinta-feira (8), às 9h, na Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro) e termina dia 17. Serão diversas atividades para todas as idades. A participação é gratuita.

Alegria não vai faltar em todos os encontros da Semaninha, nos quais o público poderá participar de brincadeiras populares, rodas de conversa, oficinas e homenagens, atividades que promovem a reflexão sobre a importância do brincar.

Estão previstas também as exposições "Dona Lili Figureira", "Vitrine Viva", "Brinquedo, Câmera, Ação", "Bonecas de Madeira", "Chuva de Figuras e Poemas" e "A Arte de Empapelar", que poderão ser visitadas até 30 de outubro.

A Semaninha Chico Triste é uma homenagem ao patrono da Casa, o professor Francisco Pereira da Silva. Apelidado de Chico Triste, o sergipano morou por muitos anos em São José dos Campos, onde atuou como jornalista, editor e cronista em vários jornais da região. Francisco fundou o jornal “Valeparaibano” e contribuiu muito para a cultura do Vale do Paraíba, especialmente no folclore, sua “bandeira de vida”.

De acordo com o advogado aposentado Benedicto Rodrigues Mathias, a quem Francisco enviou um documento relatando as conclusões que tirou acerca de seus estudos sobre folclore, o apelido Chico Triste veio porque ele tinha uma fisionomia bastante séria, mas era um homem extremamente otimista, que esbanjava alegria.

A Semaninha é realizada em parceria com o Programa Memórias, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Quinta-feira (8)
9h
Vivência Lúdica com Serigrafia

14h