Contos e Poesias
13/03/2015
Prêmio SFX de Literatura 2015 lança coletânea de autores

A Comissão Julgadora do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 já selecionou os melhores contos e poesias que farão parte da coletânea a ser lançada no dia 11 de abril durante o VIII Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier. Os autores dos trabalhos escolhidos receberão como prêmio 20 exemplares da coletânea e um certificado de participação.

A lista dos premiados está no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A solenidade de premiação este ano será no prédio da antiga sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo no distrito (Rua 13 de maio 691 – conhecida como Rua da Pedra).

O 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 registrou a inscrição de 153 autores, sendo seis na categoria juvenil, de várias partes do Brasil (16 estados) e também do exterior (Alemanha e Japão). Ao todo, 330 trabalhos (197 poesias e 133 contos) foram avaliados. O aumento do número de obras inscritas foi de 37% em relação ao ano passado.

Do estado de São Paulo, inscreveram-se 78 trabalhos (maior número por estado), sendo 36 foram do Vale do Paraíba, o que atende um dos objetivos da organização do prêmio: dar oportunidade para autores da região mostrarem seu talento e serem reconhecidos por diferentes segmentos da sociedade. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de inscrições.

O prêmio vem crescendo a cada ano e está se consolidando em níveis regional e nacional, graças à credibilidade conquistada junto aos autores e às parcerias feitas com as academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena, e com o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), além do apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).