Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Saúde
10/03/2014

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Prefeitura de São José inicia campanha de vacinação contra o HPV

A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o HPV. A ação faz parte do programa nacional de imunização, do Ministério da Saúde, e a primeira fase ocorre até o dia 10 de abril de 2014. A meta é vacinar 80% da população alvo. 

A população que será vacinada gratuitamente é formada por adolescentes do sexo feminino, de 11 até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, aquelas que nasceram entre 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. Em São José dos Campos, há 15.600 meninas nessa faixa etária.

A vacinação será feita nas escolas, com o objetivo de atingir o maior número possível de meninas e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Conforme a experiência de outros países, a cobertura vacinal é maior quando a campanha é desenvolvida nas escolas. A vacina estará disponível também nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). 

O cronograma de vacinação nas escolas está disponível no site da Prefeitura e inclui todas as escolas da cidade, públicas e particulares. Nesta segunda-feira, a vacinação foi realizada durante a manhã no Colégio Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade. 

Nesta terça-feira (11), a imunização chega a oito escolas. Pela manhã: Escola Estadual Alceu Maynard Araújo (Jardim Motorama), Colégio Teófilo Rezende (Floradas de São José), Educandário Jesus Eucarístico (Jardim Satélite), escola municipal Hélio Augusto de Souza (Jardim Valparaíba) e Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana). À tarde, a vacinação acontece no Colégio Teófilo Rezende (Floradas de São José), nas escolas estaduais Alceu Maynard Araújo (Jardim Motorama). Joaquim Andrade Meirelles (Jardim Satélite) e Pedro Mazza (Jardim da Granja), e nas municipais Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana) e Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana). 

Para a adolescente que receber a vacina será fornecida uma carteira de vacinação. Segundo orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os pais que não estiverem de acordo com a imunização devem assinar um termo de recusa que já foi encaminhado previamente, pelas escolas. 

A vacina será aplicada em três doses: a primeira dose, agora, a segunda, depois de seis meses, e a terceira e última dose após cinco anos, completando a imunização. 

A vacina que será utilizada na campanha nacional contempla 4 tipos de HPV (6, 11, 16, e 18). Portanto, não elimina a necessidade de exame Papanicolau, porque nem todos os tipos de HPV, que podem causar câncer de colo de útero, estão incluídos na vacina. 

Entenda o HPV 

O papilomavírus humano (HPV) é a causa mais comum de doença sexualmente transmissível (DST). Esse vírus é muito contagioso, sendo possível adquiri-lo com uma única exposição. 

Mais de 150 tipos de HPV já foram identificados, sendo que 40 infectam a área genital. O HPV é responsável por 99% dos cânceres de colo de útero, e destes 70% são devidos aos tipos 16 e 18. Mesmo assim, a maioria das infecções pelo HPV é transitória, sendo que 90% regridem em até dois anos e 10% das pessoas infectadas vão apresentar alguma manifestação clínica. 

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos 500 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo de útero e destas 270 mil morrem em decorrência da doença.No Brasil, o câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor que mais atinge o sexo feminino e a quarta causa de morte por câncer em mulheres, após o câncer de mama, de traqueia, brônquios e pulmões. 

Em São José dos Campos, nos últimos três anos, a rede pública de saúde registrou 32 mortes causadas pela doença.

Leia mais notícias: Secretaria Municipal de Saúde

Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados