Portal Oficial -
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Meio Ambiente
27/02/2014
Plestrante na frente dos participantes do evento
O evento marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que será construído nos próximos meses

Debate marca início da construção do plano municipal de resíduos sólidos

A mesa de debate “responsabilidades na gestão de resíduos sólidos”, realizada na quarta-feira (26) na Secretaria de Meio Ambiente, mobilizou mais de 100 pessoas de diversos segmentos sociais para discutir a problemática do lixo. 

O evento marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que será construído nos próximos meses. O plano deverá seguir os princípios de responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos, disciplinando a atuação dos agentes envolvidos no ciclo de geração de resíduos, como indústrias, empresas, poder público e sociedade civil, conforme prevê a legislação federal. 

O palestrante Wilson Cabral, do ITA, disse que a participação popular durante o evento o surpreendeu. “Achei fantástico, não esperávamos um auditório tão cheio como esse. Acredito que o poder público abrir essa discussão com a sociedade é fundamental para que ela se aproprie deste problema e colabore com a elaboração e execução do plano”, destacou. 

“Este foi o primeiro debate sobre o plano, chamando a população para colocar a pauta na agenda. Teremos audiências públicas, seminários técnicos e queremos construir um plano participativo. O debate sobre resíduos é um dos temas mais universais e democráticos, pois pertence a todos nós”, afirmou a Secretaria de Meio Ambiente.

A profissional Bruna Carolina Pires Rodrigues, do setor industrial, participou do encontro para entender mais sobre o papel da indústria na elaboração do plano de gestão de resíduos sólidos. “Achei muito interessante o debate e é importante sabermos como a indústria está inserida neste processo.” 

O autônomo Admilson Pereira da Silva, que desenvolve um projeto com resíduos sólidos, procurou conhecer as prioridades do plano municipal. “Gostaria de uma solução para que resíduos recicláveis fossem aplicados na construção popular e ecológica. Existem muitas soluções hoje em dia” comentou. 

Para a enfermeira Helena Maria é importante que a sociedade não deixe de discutir no plano a questão dos resíduos infectocontagiosos, gerados nas residências, por pessoas que passam por tratamentos médicos. “É um problema sério que foge do campo de visão das pessoas”, disse.  

“Aprendi muitas coisas que eu não sabia, como as questões sobre aterros sanitários, tirei muitas dúvidas no debate”, conta Walquíria Aparecida, da Cooperativa de reciclagem futura. 

O plano de trabalho para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos está disponível no site da Prefeitura.

Leia mais notícias: Secretaria de Meio Ambiente

Selos de Aprovação de Site Acessível.
Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia – CEP 12.209-904 – Telefone: 156 (ligação gratuita) – PABX + 55 (12) 3947-8000
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Todos os direitos reservados