Brasil Sem Miséria
14/01/2014
Imagem mostra operário executando solda em placa de metal

Pronatec oferece cerca de 1.500 vagas para os inscritos no Cadastro Único

Cerca de 1.500 vagas serão oferecidas este ano pelo Pronatec – Brasil Sem Miséria para famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal, em São José dos Campos. De imediato, serão 541 vagas para 31 cursos, por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura.

Já estão abertas as inscrições para dois cursos do Senai (auxiliar de recursos humanos e eletricista industrial) e quatro cursos do Senac (auxiliar de pessoal, salgadeiro, auxiliar de cozinha e organizador de eventos). Os interessados podem procurar uma das 10 unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social espalhadas por todas as regiões da cidade.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os documentos pessoais, o NIS (Número de Identificação Social) e o comprovante de endereço. Os cursos começam em fevereiro e têm duração média de três meses. Os demais cursos terão as inscrições abertas ao longo do ano.

A novidade este ano, além do convênio com o Senai e Senac, são os cursos ofertados pelo Instituto Federal de São Paulo. O convênio, firmado com a Prefeitura, prevê 60 vagas para os cursos de inglês básico, administrador de banco de dados e auxiliar de pessoal. As inscrições serão abertas nos próximos dias e o início das aulas está previsto para fevereiro.

As aulas são ministradas nas próprias unidades do Senai, Senac e Instituto Federal e os alunos receberão vale-transporte e vale-alimentação.

Os cursos do Senai que serão oferecidos este ano são: ajustador mecânico, almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de conservação de acervos, auxiliar de recursos humanos, desenhista mecânico, eletricista industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, instalador de refrigeração e climatização doméstica, jardineiro, lubrificador industrial, montador de painéis elétricos, montador de painéis elétricos, montador e reparador de computadores, operador de computador, operador de fresadora com comando número computadorizado, operador de injetores para termoplásticos, pintor restaurador, reparador de circuitos eletrônicos, revitalizador de alvenarias, revitalizador de revestimentos argamassados, torneiro mecânico e traçador de caldeireira.

Os cursos do Senac são: auxiliar de pessoal, salgadeiro, auxiliar de cozinha, organizador de eventos e garçom básico.

O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, oferecendo cursos de qualificação profissional custeados pelo Governo Federal e ministrados por instituições de reconhecida competência, melhorando as perspectivas de inserção da população de baixa renda nas oportunidades de trabalho disponíveis.

Unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social

Unidade de Referência – Morumbi

Avenida Benedito Domingues de Oliveira, 467 - Jardim Morumbi

Posto de atendimento social em São Francisco Xavier