03/07/2013
Novos conselheiros tutelares de São José tomam posse
O prefeito deu posse nesta terça-feira (2) aos 10 novos conselheiros tutelares de São José dos Campos, eleitos no dia 16 de junho. A cerimônia ocorreu no auditório do 7º andar do Paço Municipal, reunindo secretários, vereadores e representantes de entidades ligadas à defesa do direito das crianças e adolescentes.

Tomaram posse os eleitos Douglas Souza Soares, Silvia da Silva Bispo, Rogério Bastos Vasconcelos, Ubiratan Fazendeiro, Valeska Bellini de Barros, Marcelo Ribeiro dos Santos, Cleusa Maria Teixeira Barbosa, Ivete da Silva Batista, Neci Caetano Guimarães e Erica Aparecida da Silva.

O mandato dos novos conselheiros vai vigorar até 9 de janeiro de 2016. São José dos Campos tem dois conselhos tutelares (Sul e Centro) e cada um será composto por cinco membros titulares e cinco suplentes.

Citando as tarefas atribuídas aos conselheiros tutelares, a secretária de Desenvolvimento Social salientou que é de grande responsabilidade o trabalho dos eleitos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. “O conselho deve atuar na garantia de direitos, não na repressão. Como órgão que faz cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, os novos conselheiros tem um enorme desafio pela frente.”

O prefeito parabenizou os novos conselheiros que passaram por um longo processo eleitoral, desejando sucesso na nova função. “É revoltante ver a violação que muitas crianças e adolescentes sofrem, por isso seremos grandes parceiros nesta causa”, afirmou.

Todo o processo eleitoral foi comandado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Prefeitura. A escolha dos conselheiros foi feita pela comunidade local, por meio de votação facultativa e secreta.

Leia mais notícias: Secretaria de Desenvolvimento Social