Conselhos Municipais
17/06/2013
Joseenses elegem os dez novos conselheiros tutelares
Foram eleitos no domingo (16) os novos conselheiros tutelares de São José dos Campos. A eleição ocorreu em dois locais – Faculdade Bilac e Núcleo de Educação Infantil de São Francisco Xavier – e registrou um total de 6.161 eleitores.

Os eleitos por ordem de número de votos recebidos foram: Douglas Souza Soares, Silvia da Silva Bispo, Rogério Bastos Vasconcelos, Ubiratan Fazendeiro, Valeska Bellini de Barros, Marcelo Ribeiro dos Santos (Marajó), Cleusa Maria Teixeira Barbosa, Ivete da Silva Batista, Neci Caetano Guimarães e Erica Aparecida da Silva.

O mandato dos novos conselheiros vai vigorar de 7 de julho de 2013 a 9 de janeiro de 2016. São José dos Campos tem dois conselhos tutelares (Sul e Centro) e cada um será composto por cinco membros titulares e cinco suplentes. A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 2 de julho, no auditório do 7º andar do Paço Municipal.

Cabe ao conselheiro tutelar assegurar a todas as crianças e adolescentes os direitos à sobrevivência (vida, saúde, alimentação), ao desenvolvimento pessoal e social (educação, cultura, lazer e profissionalização) e à integridade física, psicológica e moral (liberdade, respeito, dignidade e convivência familiar e comunitária).

O prazo de inscrição dos candidatos terminou em abril. Em seguida, eles participaram de um curso e fizeram uma prova de conhecimentos específicos composta por avaliação escrita.

Todo o processo eleitoral foi comandado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio da Prefeitura. A escolha dos conselheiros foi feita pela comunidade local, por meio de votação facultativa e secreta.

Leia mais notícias: Secretaria de Desenvolvimento Social