1º de maio
24/04/2013

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Festa do Trabalhador terá cinco dias de comemorações
A 35ª Festa do Trabalhador começa neste sábado (27) e segue até o dia 1º de maio. O evento, no bairro Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, será uma das principais atrações do Vale do Paraíba. Serão cinco dias de comemoração e a programação inclui muita música, lazer, cultura, esporte e o almoço especial: a tradicional macarronada à bolonhesa.

Na abertura, o destaque será a dupla Cezar & Paulinho, no dia 27, às 22h. No 1º de maio, último dia da festa, os palhaços Patati e Patatá se apresentam no período da tarde e o grupo Falamansa faz o show de encerramento, à noite.

Toda a programação é oferecida gratuitamente e ocorrerá ao lado da UPA do Novo Horizonte. A expectativa é de que aproximadamente 110 mil pessoas participem da Festa do Trabalhador 2013.

Outras atrações, como shows de artistas regionais, campeonato de truco, passeio ciclístico, cinema ao ar livre com filme premiado no Oscar, atividades recreativas e culturais, missa, além da macarronada à bolonhesa, prometem agitar o evento.

O público terá toda infraestrutura com banheiros químicos, palco em formato de concha com qualidade acústica, além do apoio das polícias civil emilitar, defesa civil, agentes de trânsito e juizado de menores.

“O diferencial desta festa é a programação estendida, há opções para todos os participantes, a diversão é garantida”, disse a secretária de Turismo.

Tradição Operária

Como nas festas anteriores, a macarronada à bolonhesa será servida para milhares de pessoas no dia 1º de maio. Este ano serão duas toneladas de massa. Essa tradição teve início no bairro operário com um grupo de moradores, aproximadamente mil pessoas, que se reunia para fazer um almoço comunitário em comemoração ao Dia do Trabalho.

Diante do sucesso, já que a cada ano o almoço atraía trabalhadores de outras regiões de São José, a macarronada passou a integrar as comemorações oficiais do município e a partir de 1979, passou a ser chamada de Festa do Trabalhador.

A macarronada será preparada e servida na Escola Dorival Monteiro. A expectativa é de que aproximadamente 10 mil pessoas possam saborear a tradicional macarronada, com a opção de comer no local ou levar para a casa.

Programação da Festa do Trabalhador

8h às 9h (inscrição para o Campeonato de Truco, na Praça 1° de Maio)
9h às 14h - Campeonato de Truco, na Praça de 1° Maio.
20h - shows regionais
22h - show com Cezar & Paulinho

9h - passeio ciclístico, com concentração e saída da Praça 1° de Maio.
20h – atrações regionais

19h – Cinema ao ar livre (com pipoca e refrigerante) “As Aventuras de Pi”
(vencedor de 4 Oscars)

20h – shows regionais

1º/5 - Dia do Trabalhador
8h - missa na Igreja Coração Eucarístico de Jesus, na Praça 1° de Maio
9h às 14h - atividades recreativas com cama elástica, pula pula, Casa de
brinquedo, palhaços e perna de pau, Rua de Lazer, pipoca e algodão doce (em
frente à escola Dorival Monteiro)
12h – Macarronada, na escola Dorival Monteiro
17h - show Patati Patatá
20h – show com atrações regionais
22h - show FalaMansa

Programação cultural

Espaço Cultural Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110), no Novo
Horizonte.
- Exposição “Cerâmicas São José dos Campos – Projeto Patrimônio Reinventado”
De 18/4 a 30/5, das 8h às 22h de terça a sexta e, aos sábados das 8h às 17h.

Dia 1º/5 - 15h
Teatro: O Vale Encantado do Paraíba – Projeto Piraquara

Dia 10/5 - 14h
Café com História
Um bate papo com moradores sobre histórias do bairro.

Dia 18/5 - 15h
Lançamento do livro “Entretantos Contos e Poesias”, de Maria Aparecida Carvalho Flauzino. E mais, Contação de História, com Octavio Marques Flauzino e apresentação da Orquestra Piraquara de Viola.

Leia mais notícias: Secretaria de Turismo