Copa do Mundo
28/02/2013
Imagem mostra o estádio Martins Pereira
A reforma do estádio Martins Pereira pode confirmar São José como um dos Centros de Treinamento durante a Copa do Mundo de 2014

Reforma do Martins Pereira pode melhorar chance de São José
Alerta à necessidade de impactar positivamente a candidatura de São José dos Campos na atração de uma das 31 seleções estrangeiras que vão disputar a Copa do Mundo de 2014, representantes da Prefeitura se reuniram nesta quinta-feira (28) com o Comitê Paulista Organizador da Copa do Mundo.

O encontro teve o objetivo de avaliar o atual projeto apresentado pela cidade, que já foi pré-aprovado pelo Comitê Organizador Local (COL), e buscar alternativas que aumentem a chance de São José ser escolhida como Centro de Treinamentos de Seleções (CTS).

A Prefeitura tem planos de implementar melhorias no estádio Martins Pereira, como a reforma dos vestiários, da academia, da área de espera, do gramado e da sala de imprensa.

André Megale, representante do Comitê Paulista, avaliou que a adequação do estádio poderá aumentar a chance da cidade receber uma das seleções. “Sem dúvida, já que o local de treinamentos deve ser aprovado pela Fifa”, disse.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Esportes e Lazer; Obras; Planejamento; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Governo e, também, da Urbam (Urbanizadora Municipal).

“São José dos Campos é uma das grandes cidades do Estado e do Brasil. Reúne tranquilamente condições de ser um CTS e receber seleções. Seus pontos positivos são: o porte da cidade, sua capacidade financeira e sua força esportiva no cenário nacional”, disse  Megale.

Projeto

Atualmente, o grupo de trabalho da Prefeitura finaliza os estudos para apurar o valor do investimento necessário às adequações. O próximo passo será buscar o financiamento, que poderá ser firmado por convênios com os governos federal e estadual:  Ministério do Esporte e a Agência Desenvolve São Paulo.

A próxima reunião entre as partes deve acontecer até a segunda semana de março, quando todas as cidades, candidatas a CTS do estado, participam de um encontro em São Paulo.

Interface

O Comitê Paulista é responsável em fazer a interface com a Fifa para a atualização do guia dos municípios paulistas interessados em abrigar uma das delegações estrangeiras durante a Copa do Mundo.

A cidade só é ratificada como CTS depois de ser escolhida pela seleção, que, preliminarmente, tem acesso a este guia. Geralmente, os dirigentes fazem três opções de escolha e marcam uma visita para checar ‘in-loco’ os serviços e estrutura disponíveis.

“Como a candidatura de São José já foi aprovada e consta deste catálogo, as chances são maiores”, afirmou Megale.

Leia mais notícias: Secretaria de Esportes e Lazer