Copa do Mundo
28/02/2013
Imagem mostra o estádio Martins Pereira
A reforma do estádio Martins Pereira pode confirmar São José como um dos Centros de Treinamento durante Copa do Mundo de 2014

Reforma do Martins Pereira pode melhorar chance de São José
Alerta à necessidade de impactar positivamente a candidatura de São José dos Campos na atração de uma das 31 seleções estrangeiras que vão disputar a Copa do Mundo de 2014, representantes da Prefeitura se reuniram nesta quinta-feira (28) com o Comitê Paulista Organizador da Copa do Mundo.

O encontro teve o objetivo de avaliar o atual projeto apresentado pela cidade, que já foi pré-aprovado pelo Comitê Organizador Local (COL), e buscar alternativas que aumentem a chance de São José ser escolhida como Centro de Treinamentos de Seleções (CTS).

A Prefeitura tem planos de implementar melhorias no estádio Martins Pereira, como a reforma dos vestiários, da academia, da área de espera, do gramado e da sala de imprensa.

André Megale, representante do Comitê Paulista, avaliou que a adequação do estádio poderá aumentar a chance da cidade receber uma das seleções. “Sem dúvida, já que o local de treinamentos deve ser aprovado pela Fifa”, disse.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Esportes e Lazer; Obras; Planejamento; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Governo e, também, da Urbam (Urbanizadora Municipal).

“São José dos Campos é uma das grandes cidades do Estado e do Brasil. Reúne tranquilamente condições de ser um CTS e receber seleções. Seus pontos positivos são: o porte da cidade, sua capacidade financeira e sua força esportiva no cenário nacional”, disse  Megale.

Projeto

Atualmente, o grupo de trabalho da Prefeitura finaliza os estudos para apurar o valor do investimento necessário às adequações. O próximo passo será buscar o financiamento, que poderá ser firmado por convênios com os governos federal e estadual:  Ministério do Esporte e a Agência Desenvolve São Paulo.

A próxima reunião entre as partes deve acontecer até a segunda semana de março, quando todas as cidades, candidatas a CTS do estado, participam de um encontro em São Paulo.

Interface

O Comitê Paulista é responsável em fazer a interface com a Fifa para a atualização do guia dos municípios paulistas interessados em abrigar uma das delegações estrangeiras durante a Copa do Mundo.

A cidade só é ratificada como CTS depois de ser escolhida pela seleção, que, preliminarmente, tem acesso a este guia. Geralmente, os dirigentes fazem três opções de escolha e marcam uma visita para checar ‘in-loco’ os serviços e estrutura disponíveis.

“Como a candidatura de São José já foi aprovada e consta deste catálogo, as chances são maiores”, afirmou Megale.

Leia mais notícias: Secretaria de Esportes e Lazer